Politica

AGU entra com recurso para manter Sérgio Camargo na Fundação Palmares

A AGU entrou com recurso no TRF-5 contra decisão que suspendeu a nomeação de Sérgio Camargo para o cargo de presidente da Fundação Palmares

Claudia Dianni
postado em 09/12/2019 19:09
[FOTO1]A Advocacia-Geral da União (AGU) confirmou, nesta segunda-feira (9/12), que apresentou recurso, na última sexta-feira, ao Tribunal Regional Federal da 5; região (TRF-5), contra a decisão da semana passada que suspendeu a nomeação do jornalista Sérgio Camargo para o cargo de presidente da Fundação Cultural Palmares. Ele foi nomeado em 27 de novembro pela Casa Civil.

A nomeação de Camargo foi suspensa na quarta-feira passada pelo juiz federal substituto Emanuel José Matias Guerra, da 18; Vara Federal de Sobral (CE), depois do repúdio manifestado, por parte da sociedade, sobretudo lideranças negras, causado por declarações de Camargo, que também é negro, sobre o movimento no Brasil. Entre as falas que acumularam crítica estava a afirmação de que a escravidão foi ;benéfica; para os descendentes de africanos escravizados.

A nomeação de Camargo é parte das mudanças promovidas pelo novo secretário especial da Cultura, Roberto Alvim, a quem o presidente Jair Bolsonaro deu carta branca para promover mudanças na área.

O magistrado, que suspendeu a nomeação, atendeu pedido, em ação civil pública contra União, que questionava os critérios de nomeação de Camargo para o cargo.

Em seu despacho, o juiz afirmou que a nomeação ;contraria frontalmente os motivos determinantes para a criação; da Fundação Palmares e põe a instituição ;em sério risco;, visto que a gestão pode entrar em ;rota de colisão com os princípios constitucional da equidade, da valorização do negro e da proteção da cultura afro-brasileira;.

Cultura negra
O objetivo da Fundação Cultural Palmares, definido pelo Decreto n.; 6,853, de 15 de maio de 2009, é promover a preservação dos valores culturais, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira. A Fundação, segue o Decreto, deve apoiar e desenvolver políticas de inclusão dos afro-descendentes no processo de desenvolvimento político, social e econômico por intermédio da valorização da dimensão cultural;.

[SAIBAMAIS]A Fundação Palmares faz parte da Secretaria Especial da Cultura, que assumiu as funções do Ministério da Cultura, extinto quando o presidente Jair Bolsonaro assumiu o posto. Atualmente, a secretaria de Cultura está subordinada ao Ministério do Turismo.

O juiz da 18; Vara Federal viu nas publicações de Camargo em redes sociais o "condão de ofender justamente o público que deve ser protegido pela Fundação Palmares". Logo depois de sua nomeação, Camargo fez a seguinte publicação em redes sociais: ;racismo real existe nos Estados Unidos. A negrada daqui reclama porque é imbecil e desinformada pela esquerda".

Ele também defendeu o fim do Dia da Consciência Negra que, sustenta, ;precisa ser abolido nacionalmente por decreto presidencial", por causar perdas à economia do país em nome de ;um falso herói dos negro;, referindo-se a Zumbi dos Palmares, que dá nome à instituição que iria presidir. Para ele, a agenda brasileira com relação à comunidade negra promove o ;vitimismo;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação