Politica

"Eu quero salvar as universidades federais", afirma Weintraub

Em audiência no Congresso, o ministro defendeu ainda a presença da Polícia Militar nos campus de universidades públicas

Maria Eduarda Cardim
postado em 11/12/2019 18:25
[FOTO1]Em audiência pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (11/12), que durou cerca de seis horas e meia, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que quer ;salvar; as universidades federais. ;Eu quero defender as federais. Eu quero separar o joio do trigo;, repetiu Weintraub em diversos momentos da audiência.
A frase foi usada como resposta quando parlamentares da oposição questionaram a ;vontade; do ministro em atacar as universidades federais. A deputada Tabata Amaral (PDT-SP) foi uma das parlamentares que questionou as declarações do chefe do MEC, que havia reafirmado que há plantações de maconha no câmpus brasileiros. ;Por que o senhor vive buscando razões para perseguir as universidades? Esse problema das drogas é reconhecido pela sociedade brasileira, mas ele não é do ensino superior;, afirmou.

O ministro afirmou que a convocação para o comparecimento na comissão para falar sobre drogas dentro das universidades surgiu da vontade dos próprios parlamentares. ;Eu fui convocado aqui para falar disso. Adoraria ter sido convidado para falar sobre o que eu fiz, o que o MEC fez, que é a maior revolução na área de ensino do Brasil nos últimos 20 anos;, afirmou.

Para justificar a afirmação, Weintraub citou exemplos. ;O símbolo máximo é que sai o ;kit gay; e entra livros para crianças lerem com os pais. A maior prova disso é o esforço que estamos fazendo para levar internet a todas as escolas do Brasil;, disse.

O ;kit gay;, ao qual Weintraub se referiu, era um material didático que fazia parte do projeto Escola sem Homofobia. O objetivo era combater a discriminação à população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais), no entanto, o programa não chegou a ser colocado em prática e o material foi suspenso pela ex-presidente Dilma Rousseff.

Weintraub também defendeu a presença da Polícia Militar dentro do campus dessas instituições para interromper essa situação. ;As universidades estão doentes e pedindo nosso socorro. Eu sou 100% a favor da autonomia universitária de pesquisa e ensino. Pode ensinar e pesquisar o que você quiser. Agora roubo, estupro e consumo de drogas ilícitas não pode ter e a Política Militar tem que entrar nos campus;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação