Politica

"Maconha não é medicinal", diz Osmar Terra, ministro da Cidadania

Durante seminário, o ministro Osmar Terra argumentou que o óleo da maconha contém centenas de substâncias que causam danos ao organismo

Correio Braziliense
postado em 12/02/2020 18:03
Durante seminário, o ministro Osmar Terra argumentou que o óleo da maconha contém centenas de substâncias que causam danos ao organismoO ministro da Cidadania, Osmar Terra, criticou, na tarde desta quarta-feira (12/2), a tese de que a maconha possa ser considerada medicinal. "Maconha não é medicinal. O óleo da maconha tem 480 substâncias que causam dano permanente", disse. 

O ministro participou de um seminário promovido pela revista Voto e falou em um painel intitulado Os desafios para alcançar a excelência na saúde.

Terra, que é médico, frequentemente ressalta malefícios que podem ser causados pelo consumo da planta e costuma se opor à legalização do uso de drogas.

"Estamos vivendo uma epidemia grave", disse, referindo-se ao uso de drogas, para ele, um problema mais grave que a incidência de febre amarela ou gripe H1N1. "Falo como especialista. Ela é pior, porque é contínua. E por falta de ação de política pública e legislação adequada. Liberar só vai piorar", afirmou.

O ministro defendeu, ainda, a penalização mais dura em relação a pequenos traficantes. "Ele está disseminando um vírus. Acho até que pode ter presídio especial para isso. Mas tem que tirar da rua", afirmou. Segundo ele, o discurso de que o sistema prisional ficará superlotado "é outra mentira". "É que ele é pequeno para o tamanho da população", disse.

Não contradiz Anvisa, diz assessoria

Após a participação no seminário, a assessoria do ministro esclareceu que as declarações não contradizem a posição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Ansiva), ligada ao Ministério da Saúde, que permite uso de remédios à base de canabidiol no Brasil.

Uma das substâncias extraídas da maconha, o canabidiol é eficaz no combate a crises convulsivas.

De acordo com a assessoria, a posição de Terra ressalta que o fato de uma substância extraída da maconha trazer benefícios não torna a planta medicinal. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags