Politica

Bolsonaro inclui atividades religiosas em rol de serviços essenciais

O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (26)

Correio Braziliense
postado em 26/03/2020 10:23
O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (26)O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) incluiu atividades religiosas e lotéricas em rol de serviços essenciais. O texto editando o decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (26).

De acordo com o texto, são consideradas essenciais atividades religiosas de qualquer natureza, obedecidas as determinações do Ministério da Saúde”, ou seja, evitando aglomerações.

Bolsonaro atendeu a um pedido de líderes de diferentes religiões. A ala evangélica, por exemplo, tem forte presença no núcleo ideológico do governo e representa um de seus principais apoiadores políticos.

Na noite de ontem (25), o chefe do Executivo já havia anunciado as casas lotéricas no rol de serviços que não podem parar em meio à crise do coronavírus. Bolsonaro comentou o assunto nas redes sociais.

“Bolsonaro:  CASAS LOTÉRICAS/FUNCIONAMENTO: No Brasil existem 12.956 casas lotéricas e 2.463 se encontram fechadas por decretos estaduais ou municipais.

Para que as lotéricas possam funcionar em sua plenitude, atualizei, nessa data, o Decreto 10.282, incluindo as mesmas no rol das prestadoras de serviços essenciais”, escreveu.

O presidente incluiu também na lista hoje serviços de fiscalização do trabalho, atividades de pesquisa relacionadas ao Covid-19 e advocacia pública. A assistência à saúde, atividades de segurança e defesa nacional;serviços de telecomunicações, energia elétrica e gás, produção e venda de produtos de saúde, higiene, alimentos e bebidas;serviços bancários e postais; produção e venda de combustíveis, entre outros, já constavam no rol. Neste domingo, 22, Bolsonaro incluiu a imprensa na lista de serviços essenciais e vedou que trabalhadores desta área sejam proibidos de circular, o que poderia afetar a atividade jornalística.

Em entrevista à CBN nesta manhã, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, já avisou que igrejas e lotéricas na região continuarão fechadas. Na última terça (24), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello decidiu que tanto o presidente, quanto governadores e prefeitos podem editar regras sobre isolamento, quarentena e restrições de transporte. Antes, apenas Bolsonaro poderia decidir sobre a paralisação ou não de um serviço.

 
Bolsonaro, por outro lado, quer a reabertura do comércio. Em discurso no último dia (24), ele defendeu o fim do confinamento, que as escolas reabram as portas, culpou a mídia por ‘histeria’ e ainda disse querer a volta da ‘normalidade’ no país.

“O vírus chegou. Está sendo enfrentado por nós e brevemente passará. Nossa vida tem que continuar. empregos devem ser mantidos, o sustento da família deve ser preservado. Devemos sim voltar à normalidade. Algumas poucas autoridades estaduais e municipais devem abandonar o conceito de terra arrasada, a proibição de transportes, o fechamento de comércio e o confinamento em massa. O que se passa no mundo têm mostrado que um grupo de risco é o das pessoas acima dos 60 anos. Então, por que fechar escolas?”, questionou.
  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags