Politica

Em plena crise de coronavírus, Bolsonaro reúne deputados em café da manhã

Em clima de confraternização. a maioria dos parlamentares convidados não utilizava máscaras e não resguardava distância entre as cadeiras nas mesas

Correio Braziliense
postado em 29/04/2020 13:50
Eduardo Bolsonaro no café da manhã com o presidente nesta quarta-feira (29)Com uma farta mesa de café da manhã montada no Palácio do Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se reuniu nesta quarta-feira (29/4) com 25 deputados bolsonaristas do PSL. Em um outro momento, a cena comum passaria despercebida. No entanto, em meio a uma crise de pandemia por coronavírus, chama a atenção a aglomeração dos convidados em meio ao clima de confraternização, desrespeitando a orientação do próprio Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem pedido insistentemente que  a população adote o isolamento social.

A maioria dos parlamentares convidados não utilizava máscaras nem antes, nem após as refeições. Eles também não resguardavam distância entre as cadeiras nas mesas. O fato da maioria não usar o equipamento fica comprovado pois alguns deputados que estiveram no café, saíram com Bolsonaro para dar entrevistas, também sem a máscara.

A reunião ocorreu um dia após a pasta da saúde noticiar que o número total de mortes provocadas pelo Covid-19 no Brasil subiu para 5.017, ultrapassando a China, que registra oficialmente 4.643 mortes por conta do vírus.

Em clima de confraternização. a maioria dos parlamentares convidados não utilizava máscaras e não resguardava distância entre as cadeiras nas mesasA reportagem teve acesso a fotos do encontro. Em uma delas, Bolsonaro aparece bem próximo ao deputado Bibo Nunes, fazendo um vídeo.

Em outra, a deputada Alê Silva (PSL-MG), tira uma selfie, onde aparecem ao fundo o presidente Bolsonaro, o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos e o ministro-chefe da Casa Civil, Braga Netto.

Deputada Alê Silva (PSL-MG) tira uma selfieNa última imagem, o filho número “03” do presidente, Eduardo Bolsonaro, tira uma foto com a deputada federal Caroline de Toni (PSL-SC), que também postou a selfie no Instagram, acompanhada da seguinte mensagem. “Hoje começamos o dia tomando café da manhã com o PR e deputados. Na pauta, os últimos acontecimentos e o prosseguimento das pautas do governo na câmara federal”, escreveu.

O deputado federal  Luiz Lima (PSL-RJ), que teve a mulher e a filha presas ao desrespeitarem decreto estadual que limita o acesso à praia, assinado pelo governador Wilson Witzel, também esteve presente. 

O Correio questionou o Palácio do Planalto sobre o encontro e questionou se as medidas de restrição e isolamento adotadas pelo Ministério da Saúde não se aplicam ao presidente. Em nota, a assessoria disse apenas que "não comentará".

Bolsonaro se defende de "e daí"

Após o café da manhã, Bolsonaro se defendeu sobre a frase dita na noite de ontem (28) durante entrevista na entrada do Palácio da Alvorada, onde foi questionado sobre o aumento das mortes no país pelo nova coronavírus, o que fez com que o Brasil tivesse o número de óbitos ainda maior do que na China. O chefe do Executivo então disparou: “E daí? Lamento. Quer que que eu faça o que? Eu sou Messias, mas não faço milagre”.

Hoje (29), Bolsonaro levou parte dos parlamentares para defendê-lo na porta da residência oficial, onde costuma falar com apoiadores e conceder entrevistas. Entre eles, os deputados Bibo Nunes, Carla Zambelli e Caroline de Tonni que, junto a ele, criticaram a imprensa sobre as notícias da última entrevista dada pelo chefe do Executivo.

Em uma entrevista tumultuada, marcada por bate-boca, Bolsonaro creditou a governadores o aumento da crise no país. Questionado sobre o decreto editado por ele que amplia a lista de serviços essenciais, Bolsonaro apontou para o governador de São Paulo, João Doria: “As medidas restritivas são a cargo dos governadores e prefeitos. A imprensa tem que perguntar para o Doria porque tem mais gente perdendo a vida em São Paulo. Perguntar para ele que tomou todas as medidas restritivas que ele achava que devia tomar”, disparou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Foto: Reprodução
  • Foto: Reprodução

Tags