Politica

AGU faz exigência para entregar vídeo de reunião ministerial ao STF

A gravação foi solicitada dentro do inquérito que investiga a acusação do ex-ministro Sergio Moro de que Bolsonaro interferiu politicamente na PF

Correio Braziliense
postado em 08/05/2020 13:18
Fachada do STFA Advocacia-Geral da União (AGU) pediu ao ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (8/5), a definição da cadeia de custódia do vídeo de uma reunião ministerial realizada em 22 de abril no Palácio do Planalto. A gravação foi solicitada pelo ministro dentro do inquérito que investiga a acusação do ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, de que o presidente Jair Bolsonaro interferiu politicamente na Polícia Federal para ter acesso a relatórios de inteligência do órgão — o registro, porém, ainda não foi entregue pelo governo. No ofício enviado ao Supremo, a AGU solicita também que apenas o trecho do vídeo relacionado aos relatos de Moro seja inserido nos autos do inquérito.

No meio jurídico, a cadeia de custódia se refere à documentação cronológica ou histórico que registra a sequência da guarda de determinado material, controle, análise e disposição de evidências físicas ou eletrônicas. No ofício, a AGU pede que o STF defina, "desde logo, a inteira cadeia de custódia do citado registro até que a autoridade policial designada por Vossa Excelência venha a realizar a segregação dos elementos que sejam pertinentes daqueles que não sejam pertinentes ao Inquérito em epígrafe para o fim de juntada definitiva dos primeiros aos autos (se assim for deferido por Vossa Excelência)".

"Realizada a extração do que pertinente (pela autoridade policial designada por Vossa Excelência), bem assim feita a juntada aos autos, a UNIÃO roga seja igualmente definida a cadeia de custódia subsequente do material original", acrescenta o ofício.   

A AGU já havia pedido a Celso de Mello que reconsiderasse a obrigação do governo de encaminhar a gravação, alegando que a referida reunião ministerial tratou de "assuntos potencialmente sensíveis e reservados de Estado, inclusive de Relações Exteriores".

Segundo as denúncias de Sergio Moro, foi durante a reunião ministerial de 22 de abril que Bolsonaro cobrou acesso a relatórios de inteligência da PF e ameaçou demiti-lo junto com o diretor-geral do órgão caso não fosse trocado o superintendente da corporação no Rio de Janeiro. A demissão de Maurício Valeixo da direção-geral foi o estopim para a decisão de Moro de deixar o governo. 

Saiba Mais

O substituto de Valeixo no cargo, Rolando de Souza, adotou como primeira medida de sua gestão a troca no comando na superintendência da PF no Rio. A escolha de Souza para o comando do órgão foi decidida depois que Alexandre Ramagem, amigo da família Bolsonaro, teve a nomeação suspensa pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. 

Por trás das manifestações da AGU ao Supremo está a preocupação com o fato de o inquérito tramitar sem sigilo, conforme decisão de Celso de Mello. O temor do governo é que, além de comprovar as acusações de Moro, sejam revelados outros assuntos considerados igualmente sensíveis, até mesmo na área de política externa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags