Politica

Bolsonaro nega que ministro esteja demorando a endossar uso de cloroquina

Pergunta foi feita por apoiador na manhã desta segunda-feira. Na semana passada, Nelson Teich disse que primeiros resultados de pesquisas brasileiras sairiam nesta semana

Correio Braziliense
postado em 11/05/2020 11:25
Pergunta foi feita por apoiador na manhã desta segunda-feira. Na semana passada, Nelson Teich disse que primeiros resultados de pesquisas brasileiras sairiam nesta semanaO presidente Jair Bolsonaro (sem partido) negou na manhã desta segunda-feira (11/5) que o ministro da Saúde, Nelson Teich, esteja demorando a apoiar o uso da hidroxicloroquina em pacientes com covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. 

"Não é verdade essa informação, porque está no protocolo. Tem estado que não está aceitando, está dificultando, outros não. Tem a cloroquina aqui nas farmácias em Brasília. Em alguns estados, não tem. Vamos tentar correr atrás (do) porquê não tem", disse.

A fala foi proferida a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada. Um deles perguntou se havia uma demora por parte do ministro para endossar o uso do medicamento no tratamento de pacientes com a covid-19. Na semana passada, em visita a Manaus, o ministro Nelson Teich disse que nesta semana teria acesso a resultados preliminares de estudos brasileiros com hidroxicloroquina.

Em audiência no Senado Federal na última quarta-feira (29), o ministro já havia falado que a "cloroquina ainda é uma incerteza". O uso do medicamento foi autorizado pelo Ministério da Saúde para pacientes graves e que estejam hospitalizados, em um protocolo que prevê cinco dias de tratamento. Segundo Teich, a pasta ainda não recomendou o uso do remédio fora do ambiente hospitalar

Bolsonaro, nesta segunda, falou brevemente e de forma impaciente com os apoiadores, por apenas três ministros. Como acontece com frequência, apoiadores gravam vídeos do presidente e pedem que ele cumprimente as pessoas de suas cidades, ou de determinadas categorias. Dessa vez, uma pessoa pediu "um alô" a Ribeirão Preto, ao que Bolsonaro respondeu: "não vou dar alô para ninguém, desculpa aqui".

Outra pessoa pediu um "alô" aos seguidores de um canal do YouTube, mas o presidente negou. Um apoiador foi interrompido pelo presidente, que disse já conhecer o seu pleito. Ao sair, foi aplaudido pelos presentes. Bolsonaro não se aproximou da área da imprensa nesta manhã.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags