Politica

Governo exonera secretário nacional de Segurança Pública

Na segunda-feira, secretário de Justiça também foi exonerado do cargo. Demissões fazem parte de mudanças após saída do ex-ministro Moro. Não foram indicados substitutos

Correio Braziliense
postado em 14/05/2020 09:37
Na segunda-feira, secretário de Justiça também foi exonerado do cargo. Demissões fazem parte de mudanças após saída do ex-ministro Moro. Não foram indicados substitutosO governo federal exonerou nesta quinta-feira (14/5) o secretário nacional de Segurança Pública, Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira. O cargo está dentro do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro. Theophilo estava no cargo desde o início do ano passado, ao lado do ex-juiz federal. 

O decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e foi assinado pelo ministro-chefe da Casa Civil, o general Braga Netto. Não houve nomeação de outra pessoa para o lugar do ex-secretário. A pasta da Justiça e Segurança Pública é comandada hoje por André Mendonça, ex-advogado-geral da União (AGU). 

A demissão de Theophilo é uma das mudanças implementadas no ministério após a saída de Moro, no dia 24 de abril. Na última segunda-feira o governo exonerou o secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Vladimir Passos de Freitas. Assim como no caso do ex-secretário de Segurança Pública, também não foi nomeado alguém para substituir Passos. 

Na segunda-feira, também foi publicado no DOU mudanças na PF. O delegado Delano Cerqueira Bunn foi exonerado do cargo de diretor de gestão de pessoal e foi nomeada em seu lugar a delegada Cecília Silva Franco, que atuava como superintendente da PF no Tocantins.

Houve mudança também na direção de administração e logística policial, quando o delegado Roberval Ré Vicalvi foi exonerado e no lugar foi nomeado André Viana Andrade, que atuava como superintendente da PF no estado da Paraíba. 

Saiba Mais

O perito criminal Fábio Augusto da Silva Salvador foi demitido da direção técnica-científica da PF, ficando no lugar o perito Alan de Oliveira Lopes, que desde julho do ano passado atuava como assessor especial do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes. 

Salvador foi chefe da perícia da PF na Operação Lava-Jato em Curitiba e passou a atuar no governo federal em janeiro do ano passado, junto com o ex-diretor da PF Maurício Valeixo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags