Politica

Após demissão de Teich, Nise Yamaguchi se reúne com Bolsonaro

Mais cedo, Yamaguchi esteve presente na solenidade de lançamento de campanha de conscientização e enfrentamento à violência doméstica

Correio Braziliense
postado em 15/05/2020 13:05
Nise YamaguchiApós o ministro da Saúde, Nelson Teich, ter pedido demissão na manhã desta sexta-feira (15), a médica Nise Yamaguchi, se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro.

Mais cedo, Yamaguchi esteve presente na solenidade de lançamento de campanha de conscientização e enfrentamento à violência doméstica, do Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos.

Após o término, a médica se deslocou para o gabinete de Bolsonaro. Ela tem uma linha de pensamento parecida com a do chefe do Executivo em relação ao uso da cloroquina e já havia sido cotada para a pasta quando o então ministro Mandetta pediu demissão.

Lembrando que a saída de Teich vem após Bolsonaro colocá-lo contra a parede, exigindo que o Ministério da Saúde elaborasse um novo protocolo permitindo que a cloroquina seja utilizada no tratamento a pacientes diagnosticados com covid-19 assim que eles demonstrarem os primeiros sintomas da doença. Bolsonaro esperava que Teich se manifestasse hoje a favor do pedido. No entanto, o presidente foi surpreendido com o pedido de demissão.

O impasse era o mesmo que havia entre o presidente e o ex-ministro da pasta, Luiz Henrique Mandetta. Teich tem defendido que o medicamento não tem eficiência comprovada e causa profundos danos colaterais.
 

Saiba Mais

Bolsonaro, por sua vez, insiste no uso da medicação desde o surgimento dos primeiros sintomas e tem feito de tudo o que está ao seu alcance para mudar as regras de isolamento.

Além de Yamaguchi, também estão na lista para o cargo de novo ministro da Saúde: o general Eduardo Pazuello, atual secretário-executivo da pasta e o ex-ministro Osmar Terra.

Haverá ainda nesta tarde uma coletiva com Teich na qual ele deverá comentar sobre as razões que o levaram ao pedido de demissão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags