Politica

Imprensa internacional repercute teste positivo de Bolsonaro para covid-19

Presidente brasileiro foi manchete em algumas das principais publicações dos Estados Unidos e da Europa

Após resultado positivo para o novo coronavírus do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ser divulgado, diversos jornais internacionais repercutiram o anúncio. O líder brasileiro tem sofrido com um desgaste de imagem após minimizar a pandemia, chegando a chamar a doença, que já matou quase 540 mil pessoas ao redor do mundo, de “gripezinha”.

 

O teste de Bolsonaro chegou a ser manchete do The New York Times. A publicação norte-americana lembrou que o presidente passou "meses negando a gravidade da pandemia" e que a covid-19 já fez mais de 65 mil vítimas no Brasil. 

 

  

 

Saiba Mais

Ainda nos Estados Unidos, o Washington Post chamou Bolsonaro de "cético do vírus" e destacou que o embaixador norte-americano no Brasil também seria testado depois de encontrar-se com o presidente. Uma das principais publicações econômicas do mundo, o The Wall Street Journal classificou Bolsonaro como "um dos mais proeminentes líderes mundiais a minimizar a gravidade da pandemia". 

 

Na Europa, publicações de diversos países repercutiram o quadro de saúde do presidente. Bolsonaro foi notícia no Le Monde, da França, e no Bild, da Alemanha. O britânico The Guardian e o espanhol El País dedicaram suas manchetes ao líder brasileiro. Esse último, aliás, destacou que o presidente afirmou ter recorrido ao uso da hidroxicloroquina. Já o Diário de Notícias, de Portugal, ressaltou que Bolsonaro é, agora, um dos 1.626.071 brasileiros infectados.

 

 

Outro jornal francês, Le Figaro, também destacou no site como manchete: "O presidente brasileiro Jair Bolsonaro testa positivo para covid-19". 

 

 

 

Na América Latina, o diagnóstico de Bolsonaro foi noticiado, entre outros, pelo La Nación, do Chile, e pelo Universal, do México. O Clarín, da Argentina, falou em "choque no Brasil" e destacou as frases polêmicas e os descuidos do presidente brasileiro em relação à pandemia. 

 

 

 

Em sua manchete o jornal alemão Frankfurter Allgemeine afirmou: "Bolsonaro tem covid-19"

 

 

 

Em sua versão inglês, o jornal indiano The Hindu também publicou: "Presidente do Brasil, Bolsonaro testa positivo".

 

 

 

Diagnóstico 

Bolsonaro afirmou que começou a sentir febre, dor no corpo e mal estar no domingo (5/7), e os sintomas se acentuaram na segunda-feira (6/7). Foi o que levou o presidente a fazer o exame de covid-19 no Hospital das Forças Armadas (HFA). Ele também disse que fez uma radiografia e que o pulmão "estava limpo".

O chefe do Executivo falou que foi medicado com hidroxicloroquina e a azitromicina. "Tomei ontem o primeiro comprimido e, confesso, que depois da meia-noite eu consegui sentir uma melhora. Às 5h da manha tomei o segundo comprimido de cloroquina e estou me sentindo bem", comentou, defendendo o uso do medicamento.
Página inicial do The New York Times
Reprodução - Página inicial do The New York Times
Reprodução - Página inicial do Diário de Notícias
Reprodução - Página inicial do Clarín
Reprodução - Jornal Le Figaro, da França
Reprodução - Jornal alemão Frankfurter Allgemeine
Reprodução - Jornal indiano The Hindu