Politica

Com covid-19 positivo, Bolsonaro volta a defender retomada da economia

Presidente também criticar o isolamento social horizontal, adotado por alguns estados, e disse que a economia não pode parar

Correio Braziliense
postado em 07/07/2020 14:04
Presidente testou positivo para covid-19Ao anunciar diagnóstico positivo para a covid-19 nesta terça-feira (7/7), Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a defender a retomada das atividades econômicas. O presidente disse que os estados e municípios têm situações diferentes e que devem avaliar o fim do isolamento social.

"Temos que nos preocupar com vírus sim, mas também com o desemprego. Quando a gente fala do aumento do suicídio, com certeza isso tem a ver [com o aumento do desemprego]. Essas questões todas têm que levar em conta, não pode apenas falar nas consequências do vírus, mas a vida continua", comentou. 

Saiba Mais

Bolsonaro também criticou os estados que optaram pelo isolamento social horizontal e se eximiu da responsabilidade pela política de enfrentamento ao vírus. “Essa política passou a ser privativa dos governadores e prefeitos. O presidente nada pode interferir. Se ela vai bem ou mal a responsabilidade é dos prefeitos e governadores", segundo decisão do STF”, disse em entrevista no Palácio do Planalto.

Para ele, a medida de isolamento social defendia pelos governadores foi exagerada, “gerou uma onda de pânico na sociedade”e que "a economia não pode parar". "O mundo todo foi unânime em dizer que o objetivo das medidas de isolamento, a intenção, não era evitar a contaminação. Mas que elas pudessem ser num período mais largo para não sobrecarregar o sistema de saúde", afirmou.

Teste positivo para covid-19


O presidente começou a se sentir mal no domingo (5/7), foi levado ao Hospital das Forças Armadas (HFA) para exames na segunda (6/7) e teve diagnóstico positivo para a doença nesta terça-feira (7/7). 

"Recebi [o resultado] com naturalidade, não tem que ter pavor, é a vida, a realidade", comentou o presidente em uma live durante o anúncio do exame. Bolsonaro deve despachar por videoconferência nos próximos dias.

O presidente também disse que a febre, que chegou a 38ºC, cedeu na madrugada e que  está se sentindo "perfeitamente bem" após fazer uso da hidroxicloroquina.

"Estou bem, estou normal. Em comparação a ontem [segunda], estou muito bem. Estou até com vontade de fazer uma caminhada, mas não vou fazê-lo por recomendação médica, mas eu estou muito bem", afirmou. 

O presidente comentou que não ficará em repouso, mas ressaltou que deve adaptar a agenda de compromissos oficiais para evitar contato com outras pessoas."Vou seguir o protocolo, como cidadão, despachando por videoconferência e, raramente, recebendo uma ou outra pessoa para assinar algum documento", acrescentou.




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags