Politica

Onyx Lorenzoni testa positivo para covid-19 e diz estar tomando cloroquina

O presidente Jair Bolsonaro também está com a doença, tendo confirmado no último dia 7. Ele está de isolamento desde então

Correio Braziliense
postado em 20/07/2020 09:53
Onyx LorenzoniO ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, confirmou nesta segunda-feira (20/7) que testou positivo para covid-19. Por meio de sua página no Twitter, ele informou que começou a sentir os sintomas na última quinta-feira (16) à noite, e que na sexta-feira fez o exame, cujo resultado saiu nesta segunda-feira. 

Assim como o presidente Jair Bolsonaro, que confirmou covid no último dia 7, Onyx também está tomando cloroquina, medicamento sem eficácia comprovada. "Desde sexta estou seguindo o protocolo de azitromicina, ivermectina e cloroquina e já sinto os efeitos positivos. Estou bem melhor, em isolamento e sigo o trabalho em home office", escreveu.

A ivermectina é um remédio para tratamento contra parasitas e azitromicina é um antibiótico. Também não há comprovação científica da eficácia de ambos. No caso da cloroquina e da azitromicina, existe uma orientação dentro do Ministério da Saúde em relação ao uso dos medicamentos em pacientes com covid, por meio de acompanhamento médico. Para tal, no entanto, o paciente precisa assinar um termo de ciência, concordando por escrito com o uso dos remédios.

No último dia 10, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma nota informando que não existem estudos conclusivos que comprovem o uso da ivermectina em pacientes com covid-19, "bem como não existem estudos que refutem esse uso". "Até o momento, não existem medicamentos aprovados para prevenção ou tratamento da Covid-19 no Brasil", ressaltou.

Depois que anunciou estar com covid-19, o presidente Jair Bolsonaro gravou um vídeo tomando a hidroxicloroquina e disse confiar no remédio. Em outros diversos momentos, o presidente indicou o uso da cloroquina contra o novo coronavírus. O ex-ministro Nelson Teich, inclusive, saiu da pasta depois de menos de um mês por discordâncias com o presidente em relação ao protocolo de uso do medicamento. Na última semana, Bolsonaro começou a dizer que não recomenda nada.  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags