Revista

Encontro de si mesmo em Cristo

O monge beneditino, importante divulgador da meditação cristã, reflete sobre as mudanças da igreja e a busca pela espiritualidade em nossos dias

postado em 29/12/2013 08:00
O monge beneditino, importante divulgador da meditação cristã, reflete sobre as mudanças da igreja e a busca pela espiritualidade em nossos dias
A eleição do papa Francisco como "o homem do ano" pela revista americana Time mostrou que os olhos do mundo continuam a mirar a igreja católica. Nas mudanças visadas pelo novo sumo-pontífice, os católicos encontram um retorno aos preceitos de Cristo. E, na tentativa de fazer os fiéis regressarem à igreja, os braços estão abertos a outras formas de espiritualidade de fundo cristão.

Dom Laurence Freeman é considerado o maior divulgador da meditação cristã no planeta e trabalha para que as práticas contemplativas recuperam espaço no seio do catolicismo. Em suas viagens pelo mundo, Freeman prega a repetição do mantra como um caminho rumo à espiritualidade plena. De passagem por Brasília para coordenar um retiro de meditação, ele falou com exclusividade à Revista.

Por que o senhor decidiu se tornar um monge?
Você nunca pensou em se tornar um monge? Posso dizer que nunca pensei que iria me tornar um monge até eu passar seis meses em um retiro aprendendo como meditar. Esse tempo foi muito importante e me ensinou bastante sobre mim mesmo. Nesses meses, para me decidir se continuaria por esse caminho da meditação, pessoalmente, eu precisava me tornar monge. Então, me esforcei ao máximo, pensando: "Por que quero me tornar um monge aos 26 anos? Devo esperar ficar rico e famoso ou devo desistir dessa ideia?" Mas eu decidi tentar. Me senti em paz comigo mesmo e isso foi gratificante.

O senhor acha que encontrou sua espiritualidade com essa decisão?
Pessoas diferentes têm caminhos diferentes para encontrar a própria espiritualidade. Mas a parte essencial é sempre a mesma: você deve adquirir autoconhecimento, temos de transcender nós mesmos, temos de aprender a amar, temos de saber quais são as nossas qualidades e transcender nosso próprio ego. Há quem encontre isso no casamento, em uma vida de solteiro, como um missionário, como um médico. Qualquer forma de vida, se é a forma certa para você ; e é esperado que você encontre isso ;, fará você encontrar o seu lugar.

O que o senhor acredita que representa a espiritualidade nos dias de hoje?
Espiritualidade tem sido a mesma coisa desde sempre. Basicamente, se você olha para a meditação, percebe que ela é uma forma muito simples de espiritualidade. Não é mágica, não é sobre mudar o mundo fora de você, mas mudar você mesmo. E, claro, se você consegue mudar a si mesmo, transforma o mundo. Todas as mudanças externas têm de começar pelas internas. Espiritualidade está relacionada à transformação pessoal e entrar nesse processo por completo e aceitar o risco. Jesus disse que você não vai encontrar a si mesmo a menos que perca a si mesmo. Esse é o ponto de partida para tudo.

O que, na sua opinião, a meditação traz?
Encontramos a meditação em todas as tradições religiosas. É uma sabedoria espiritual universal. Eu a encontrei por meio da tradição cristã. Mas a vejo como um terreno comum das religiões e, também, da humanidade. Para mim, a meditação é uma espiritualidade muito contemporânea, que nos permite partilhar com pessoas de diferentes crenças em um nível profundo de experiência. E ela traz as mudanças em nós, as esperanças em nossas capacidades para a compaixão e para a sabedoria. E essas são duas coisas que precisamos hoje em dia.

Leia a entrevista na íntegra na edição n; 450 da Revista do Correio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação