Tecnologia

WhatsApp ganha bot para combater fake news sobre o coronavírus

O "chatbot" vai funcionar gratuitamente via WhatsApp

Hellen Leite
postado em 05/05/2020 14:59
 (foto: YASUYOSHI CHIBA/AFP)
(foto: YASUYOSHI CHIBA/AFP)
O A Aliança Internacional de Checagem de Fatos (IFCN) criou um programa de respostas automáticas para ajudar a verificar notícias relacionados à pandemia do novo coronavírus. O "chatbot" é gratuito e funciona via WhatsApp.

O bot iniciou operações com respostas apenas em inglês, mas a programação para outras línguas, entre elas o português, espanhol e hindi, deve começar a funcionar nas próximas semanas.

[SAIBAMAIS]Mais de 70 países estão incluídos na base de dados que vai verificar as notícias, incluindo verificadores independentes. Entre eles, quatro brasileiros: Estadão, Agência Lupa, Aos Fatos e Checamos. De acordo com os organizadores, 4 mil boatos relacionados a Covid-19, pandemia e vírus foram mapeados.

Para acessar o chatbot, basta adicionar o número (%2b1 727 2912606) e mandar um "hi". Também é possível conectar por meio do endereço (poy.nu/ifcnbot). Em seguida, é possível começar a verificar notícias sobre a pandemia da Covid-19 que já foram checadas por verificadores profissionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação