Tecnologia

WhatsApp ganha bot para combater fake news sobre o coronavírus

O "chatbot" vai funcionar gratuitamente via WhatsApp

Correio Braziliense
postado em 05/05/2020 14:59
O A Aliança Internacional de Checagem de Fatos (IFCN) criou um programa de respostas automáticas para ajudar a verificar notícias relacionados à pandemia do novo coronavírus. O "chatbot" é gratuito e funciona via WhatsApp.

O bot iniciou operações com respostas apenas em inglês, mas a programação para outras línguas, entre elas o português, espanhol e hindi, deve começar a funcionar nas próximas semanas.

Saiba Mais

Mais de 70 países estão incluídos na base de dados que vai verificar as notícias, incluindo verificadores independentes. Entre eles, quatro brasileiros: Estadão, Agência Lupa, Aos Fatos e Checamos. De acordo com os organizadores, 4 mil boatos relacionados a Covid-19, pandemia e vírus foram mapeados.

Para acessar o chatbot, basta adicionar o número (%2b1 727 2912606) e mandar um "hi". Também é possível conectar por meio do endereço (poy.nu/ifcnbot).  Em seguida, é possível começar a verificar notícias sobre a pandemia da Covid-19 que já foram checadas por verificadores profissionais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags