iFood expulsa usuário que cometeu ofensas racistas contra entregador

No Twitter, a empresa afirmou que se condena "qualquer forma de preconceito e discriminação" e se solidariza com o entregador, identificado como Matheus.

Diário de Pernambuco
postado em 07/08/2020 21:15
 (crédito: Twitter/Divulgação)
(crédito: Twitter/Divulgação)

Após a enorme repercussão do vídeo em que um homem branco aparece humilhando um motoboy negro, o aplicativo de entregas iFood anunciou que o usuário foi descadastrado da plataforma de entregas. No Twitter, a empresa afirmou que se condena "qualquer forma de preconceito e discriminação" e se solidariza com o entregador, identificado como Matheus.

"Racismo é crime. Nós, do iFood condenamos qualquer forma de preconceito ou discriminação e por isso nos solidarizamos com o entregador Matheus, vítima do crime racial praticado por um consumidor na cidade de Valinhos conforme vídeo que circula nas redes sociais", escreveu a empresa em sua conta na rede social. "O iFood descadastrou o usuário agressor da plataforma e oferecerá à vítima apoio jurídico e psicológico", acrescentou reforçando o suporte ao motoboy.


Entenda o caso

Em vídeo que circula nas redes sociais desde a manhã desta sexta-feira (7), dois homens brancos aparecem discutindo com o entregador Matheus, que é negro, num condomínio de casas em Valinhos, interior de São Paulo.

Um dos homens, trajando camisa azul, dispara ofensas racistas contra Matheus. "Você tem inveja disso aqui (do condomínio), você tem inveja dessas famílias, você tem inveja disso aqui (da minha cor). Você nunca vai ter", diz o homem, em tom agressivo.

O entregador, que manteve a calma durante toda a discussão, registrou boletim de ocorrência, denunciando as agressões e crime de racismo. Apesar de o vídeo ter ganhado repercussão nesta sexta, o caso aconteceu no último dia 31.

Leia também: Bolsonaro repudia ofensas racistas sofridas por entregador de aplicativo

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação