Após a divulgação da trágica marca de 100 mil mortes provocadas pela covid-19, no sábado (8/8), o presidente Jair Bolsonaro comentou o assunto neste domingo (9/8), pelas redes sociais. O líder do executivo usou uma matéria do Daily Mail, um tabloide britânico, para sugerir que o lockdown também provoca mortes.
Segundo Bolsonaro, “no Reino Unido, o Departamento de Saúde estima que 16 mil pessoas morreram das mais diversas formas, por não terem acesso ao Sistema de Saúde, devido à pandemia, enquanto 25 mil morreram de covid-19”. “Conclui-se que o Lockdown matou 2 pessoas pra cada 3 de Covid no Reino Unido. No Brasil, mesmo ainda sem dados oficiais, os números não seriam muito diferentes”, pontuou o chefe do Executivo.
- No Reino Unido, o Departamento de Saúde estima que 16 mil pessoas morreram das mais diversas formas, por não terem acesso ao Sistema de Saúde, devido à pandemia, enquanto 25 mil morreram de Covid-19. pic.twitter.com/MknDb9c8NY
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) August 9, 2020
O presidente também lamentou as mortes no país: “Lamentamos cada morte, seja qual for a sua causa, como a dos 3 bravos policiais militares executados em São Paulo”.
Em uma longa série de tuítes, além de criticar o isolamento social, Bolsonaro também atacou a emissora Globo e exaltou o uso da cloroquina: “Mesmo não tendo ainda comprovação científica, salvou a minha vida”.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.