SAÚDE

Correio Talks aborda novos tratamentos de hemofilia feitos pelo SUS

Superintendente do Albert Einstein, Vanessa Teich explicou como funciona a incorporação de novas tecnologias para o tratamento de hemofilia pelo Sistema único de Saúde

Bruna Pauxis*
postado em 22/10/2020 17:42 / atualizado em 22/10/2020 17:44
 (crédito:  (crédito: Reprodução/Correio Talks))
(crédito: (crédito: Reprodução/Correio Talks))

A superintendente de economia da saúde do Hospital Israelita Albert Einstein, Vanessa Teich, foi uma das convidadas do Correio Talks: Avanços no tratamento da hemofilia, promovido pelo Correio Braziliense e a Bayer, nesta quinta-feira (22/10). Ela falou, em entrevista, sobre os desafios da incorporação, ao Sistema Único de Saúde (SUS), de tecnologias para o tratamento da doença.

“Por mais que a gente aumente os investimentos em saúde, sempre existirá um orçamento pré-definido” afirmou. O processo para incorporação de novas tecnologias é gerenciado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e, segundo Vanessa, se baseia em dois parâmetros: eficácia e custo.

A superintendente explicou que existe um orçamento da Coordenação Geral de Sangue e derivados (CGSH) para as homeopatias. “O lado positivo disso é que a incorporação das novas tecnologias não concorre no orçamento interno à incorporação de tecnologias para outras condições clínicas”, ressaltou. Mas pontuou, contudo, que existe um lado ruim. O orçamento não poder ser ultrapassado, o que gera a constante preocupação com o gasto final.

Teich contou também sobre os acordos feitos entre o fabricante dos medicamentos para tratamento e o Ministério da Saúde. Ela afirmou que para “reduzir incertezas” uma parte do custo da tecnologia ou medicação é devolvida ao Ministério da Saúde, em forma de bonificação de produtos, caso a eficácia do tratamento se mostre menor da prática do que o esperado no estudo clínico.

Participação da sociedade

Vanessa ressaltou, também, a necessidade de demonstrar a eficácia e avaliar os custos de novas tecnologias, e mencionou a importância da participação da sociedade. “É muito importante que se conheça o processo que a Conitec desenvolve e que vocês, sociedade, participem contribuindo nas consultas públicas sobre avaliação das novas tecnologias”.

Mediado pelo editor de Política, Brasil e Economia do Correio, Carlos Alexandre de Souza, Correio Talks: Avanços no tratamento da hemofilia contou com especialistas da área e autoridades. O Correio Talks pode ser assistido nas redes sociais do jornal.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE