Direitos Humanos

Embaixadora das Filipinas é flagrada agredindo empregada doméstica

A vítima, também de origem filipina, foi agredida com beliscões, tapas e puxões de orelha

Correio Braziliense
postado em 26/10/2020 09:19 / atualizado em 26/10/2020 11:05
 (crédito:  Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

A embaixadora das Filipinas no Brasil, Marichu Mauro, foi flagrada agredindo uma empregada doméstica que trabalhava dentro da representação do país asiático, em Brasília. O caso aconteceu na residência oficial da embaixadora, que fica na mesma área do prédio principal da embaixada. Nas imagens é possível ver que Marichu agride a trabalhadora com beliscões, tapas e puxões de orelha.

O vídeo, exibido pelo programa Fantástico, da Rede Globo, no domingo (25/10), são do circuito de segurança da embaixada. As imagens foram entregues à Justiça e devem servir como provas para as denúncias feitas por funcionários ao Ministério Público do Trabalho, que abriu inquérito para apurar o caso. A vítima, que também é de origem filipina, saiu do Brasil na última quarta-feira (21/10).

Marichu Mauro está no cargo em Brasília desde abril de 2018 . Desde janeiro deste ano, ela também representa as Filipinas junto a Venezuela como embaixadora não residente. Ela também é embaixadora na Guiana, na Colômbia e no Suriname. Ela chegou a ser homenageada pelo então presidente Michel Temer, que recebeu suas credenciais diplomáticas. No início deste mês, ela recebeu uma condecoração do presidente Jair Bolsonaro. “Eu tenho certeza que qualquer um que tenha dado uma medalha ou qualquer honraria à ela não conhece quem ela é realmente”, disse uma das testemunhas.

O governo das Filipinas é constantemente denunciado por violações dos direitos humanos. Em julho deste ano, em entrevista ao Correio, Marichu defendeu o presidente Rodrigo Duterte, que era acusado por organismos internacionais de utilizar o poder para esmagar a oposição e instilar medo na sociedade.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação