Direitos Humanos

Filipinas ordena retorno de sua embaixadora no Brasil após 'maltratar' funcionária

O anúncio foi feito depois de que a GloboNews transmitiu imagens de uma câmera de segurança que, segundo indicaram, mostram Mauro agredindo repetidamente uma funcionária de sua equipe doméstica

Agência France-Presse
postado em 26/10/2020 11:02 / atualizado em 26/10/2020 11:03
 (crédito:  Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

O governo das Filipinas ordenou, nesta segunda-feira (26/10), o retorno de sua embaixadora no Brasil, após imagens de um vídeo a mostrarem maltratando sua empreada doméstica filipina.

Marichu Mauro, que foi enviada ao Brasil em 2018 e também tinha jurisdição na Colômbia, Guiana, Suriname e Venezuela, está sob investigação, disse o Ministério das Relações Exteriores.

"O Departamento de Relações Exteriores ordenou que a embaixadora da Filipinas no Brasil volte imediatamente após a publicação de algumas imagens em vídeo que a mostram repreendendo e maltratando sua empregada doméstica", diz o comunicado.

O anúncio foi feito depois de que a GloboNews transmitiu imagens de uma câmera de segurança que, segundo indicaram, mostram Mauro agredindo repetidamente uma funcionária de sua equipe doméstica.

A GloboNews destacou que a mulher trabalhava na residência oficial da embaixadora em Brasília.

As imagens foram usadas como prova em uma denúncia apresentada contra Mauro em agosto, afirmou o canal.

O Ministério das Relações Exteriores afirmou que a funcionária deixou o Brasil na semana passada e está de volta nas Filipinas, onde as autoridades buscariam sua cooperação neste caso.

Milhares de filipinos trabalham no exterior e o dinheiro que enviam para casa estimula a economia local, onde muitos vivem na pobreza extrema, apesar do sólido crescimento do país nos últimos anos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação