O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, e o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, participam, nesta sexta-feira (13), a partir das 9h30, da comissão mista destinada a acompanhar a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas ao coronavírus, quando esclarecerão o episódio que provocou a suspensão – 24h depois derrubada – dos testes da vacina CoronaVac, desenvolvida em conjunto pela farmacêutica Sinovac e o Instituto Butantan.
A agência, na segunda-feira, decidiu interromper os estudos por causa da morte de um voluntário que, soube-se depois, se suicidara. Mas causou um ruído com a instituição de pesquisa ligada ao governo de São Paulo e levantou as suspeitas de que a dfecisão fora tomada por motivação política.
Na mesma audiência, porém, também se discutirá o apagão no Amapá. O autor do requerimento para a inclusão do tema é o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que exige explicações do presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone da Nóbrega, sobre a interrupção no fornecimento de energia elétrica no estado, que ocorre desde 3 de novembro.
O blecaute atingiu 14 dos 16 municípios amapaenses. Segundo o Ministério de Minas e Energia, houve uma explosão seguida de incêndio em um dos transformadores da Subestação Macapá e outro equipamento sofreu avarias. A concessionária responsável pelo complexo gerador é a empresa espanhola Isolux Corsán.
Em um pronunciamento nesta quarta-feira (11), Randolfe responsabilizou diretamente Pepitone pelas falhas no sistema elétrico do Amapá.
*Estagiária sob a supervisão de Fabio Grecchi
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.