Vacina chinesa

Barra Torres nega politização da Anvisa

Durante participação da comissão mista que discute ações contra a covid-19, almirante e presidente da agência voltou a reiterar o papel técnico da instituição. Mas não comentou a possível ida de mais um militar para a diretoria da instituição

Bruna Lima
Maria Eduarda Cardim
postado em 13/11/2020 14:34 / atualizado em 13/11/2020 14:35
Almirante se disse favorável ao maior número possível de vacinas disponíveis, no mercado, para o combate à covid-19 -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Almirante se disse favorável ao maior número possível de vacinas disponíveis, no mercado, para o combate à covid-19 - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), almirante Antonio Barra Torres, participou, nesta sexta-feira (13/11), da reunião da comissão mista do Congresso que acompanha as ações contra a covid-19. Na ocasião, ele voltou a frisar o papel isento de ideologias da instituição e defendeu que a decisão em suspender os testes da vacina chinesa CoronaVac foi estritamente técnica.

"A Anvisa não deseja, não quer e passa longe de qualquer tipo de politização a respeito desta questão e de qualquer outra", ressaltou o presidente da agência, ao responder perguntas de deputados e senadores. Esta foi apenas uma das manifestações feitas nesse sentido por Barra Torres, ao longo da audiência pública.

A indicação do tenente-coronel Jorge Luiz Kormann para a segunda função mais alta da agência também foi tema de debate. Durante reunião, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) questionou se um perfil militar seria o melhor para o cargo da Anvisa. "Não seria mais prudente, mais eficiente a indicação de pesquisadores ou alguém mais voltado para a área de saúde?", perguntou ao almirante Barra.

Em resposta, o diretor da Anvisa não quis comentar a escolha do nome, já que a agência "não indica ninguém para esse cargo". "Certamente são atribuições que devem estar da posse dos indicadores e daqueles que indicam. A mensagem é presidencial, para que o Senado submeta sabatina, conforme, aliás, aconteceu comigo por duas vezes", pediu, destacando que não é atribuição da Anvisa fazer avaliações de posturas do governo, quer seja federal ou estadual.

Barra Torres aproveitou o momento para mandar um recado à população e pediu para que as interrupções de rotina feitas nos estudos clínicos que ocorrem dentro do país não sejam vistas como um problema. "Confie nos institutos desenvolvedores, confie na Fiocruz, confie no Butantan, confie nos laboratórios que estão fazendo o desenvolvimento da Janssen Johnson & Johnson, da Pfizer e Biontech, e confie na Anvisa. Isso é um evento de rotina. Não foi o primeiro e poderá não ser o último", assegurou.

O almirante expressou ainda o desejo de que cheguem mais imunizantes capazes de servir à população e combater a covid-19. "Oxalá possa esta vacina integrar o Programa Nacional de Imunizações, bem como as outras três. E que venham também a vacina da Rússia e outras mais. Isso é bom, é essencial para o nosso país e para a humanidade", salientou.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação