MINISTÉRIO DA SAÚDE

"Não houve vazamentos", diz secretário da Saúde sobre tentativa de ataque

Pasta identificou a presença de vírus no sistema e precisou tomar medidas de segurança ao longo da semana que comprometeram as atualizações de dados

Bruna Lima
Maria Eduarda Cardim
postado em 13/11/2020 18:17 / atualizado em 13/11/2020 18:18
 (crédito: Agência Brasil/DIvulgação)
(crédito: Agência Brasil/DIvulgação)

O Ministério da Saúde informou, nesta sexta-feira (13/11), que não houve comprometimento, sequestro ou vazamento de informações após a tentativa de ataque cibernético sofrido na rede da pasta nas últimas semanas. Por meio de um pronunciamento, o secretário-executivo, Élcio Franco, esclareceu alguns pontos do ataque que o sistema de informática da pasta sofreu.

“Não houve comprometimento, sequestro ou vazamento de informações”, informou Franco. Segundo ele, a dificuldade de acesso à rede nos últimos dias enfrentada por alguns estados se deu em razão do bloqueio da base de dados que foi realizada para preservar as informações do ministério.

Segundo Franco, há indícios de que a pasta foi alvo de ataques cibernéticos. Ele justificou a demora na divulgação sobre o caso como necessária para “preservar provas e garantir a segurança de dados”.

“Seguimos com as medidas preventivas, mas é importante dizer que todos os sistemas já foram restabelecidos, garantindo a divulgação de informações e dados públicos”. No entanto, o secretário alertou que ainda podem haver intermitências, “devido ao trabalho que está sendo realizado pela nossa equipe do departamento de informação do SUS (Datasus) nas camadas de segurança dos sistemas”.

Previsão de normalidade

Todos os sistemas estão sendo restabelecidos, com previsão de retorno à normalidade a partir de segunda-feira (16/11).

Na oportunidade, Franco aproveitou para alertar a população de que o ministério “não está realizando nenhuma pesquisa, tampouco solicita dados particulares via telefone aos usuários do SUS. Contamos com apoio da imprensa para alertar a população e evitar golpes que estão sendo aplicados em nome do Ministério da Saúde”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação