Racismo

"Dia mais triste da história do Carrefour", diz supermercado em comunicado

A rede anunciou a doação do resultado de todas as vendas desta sexta-feira para entidades ligadas à luta pela consciência negra após morte de homem negro dentro de uma das lojas

Thays Martins
postado em 20/11/2020 22:30 / atualizado em 20/11/2020 22:30
 (crédito: reprodução )

A rede Carrefour fez um comunicado em rede nacional, na noite desta sexta-feira (20/11), após a repercussão de um vídeo que mostra um homem negro sendo agredido por um segurança em uma loja de Porto Alegre até a morte. O cliente João Alberto Silveira Freitas morreu nesta quinta-feira à noite, mas o vídeo que mostra o momento começou a circular nesta manhã, mesmo dia que se celebra o Dia da Consciência Negra. "Este dia que deveria ser marcado pela conscientização da inclusão de negros e negras na sociedade, está sendo o mais triste da história do Carrefour. Palavras não expressarão nossa angústia com a brutalidade", anunciou a rede no comunicado.

O Carrefour ainda anunciou que tudo que foi vendido pela rede nesta sexta-feira (20/11) será convertido em doações para entidades ligadas à luta pela consciência negra. Além disso, a rede garantiu que dará suporte à família da vítima que foi brutalmente assassinada. "Nada trará a vida de João Alberto de volta, mas estamos certos de que este momento de pesar se converterá em ações concretas que impedirão que tragédias como essa se repitam", diz o comunicado.

Mais cedo, a rede tinha anunciado, em nota, que tomaria as medidas cabíveis para responsabilizar os envolvidos no ato.

Nesta sexta-feira, vários lojas do Carrefour pelo país foram palcos de protestos contra a morte de João Alberto. Em São Paulo, uma loja chegou a ser apedrejada. Em Brasília, Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, unidades tiveram que fechar as portas para conter os manifestantes.

Entenda

João Alberto fazia compras no supermercado com a esposa quando gesticulou para uma fiscal de caixa. Ela, então, chamou a segurança, que o levou para o estacionamento, onde começaram as agressões.

As análises iniciais do Instituto Geral de Perícias do RS (IGP-RS) apontam asfixia como a provável causa da morte. Um laudo completo deve sair nos próximos dias.

Comunicado Carrefour

"Este dia que deveria ser marcado pela conscientização da inclusão de negros e negras na sociedade, está sendo o mais triste da história do Carrefour. Palavras não expressarão nossa angústia com a brutalidade. Daremos todo apoio à família de João Alberto Silveira Freitas e, em respeito a ele, nossa loja de Passo D'Areia fechou hoje e permanecerá fechada amanhã. Além disso, todo o resultado das vendas de hoje das lojas Carrefour hipermercados será doado para entidades ligadas à luta pela consciência negra. Amanhã, abriremos mais tarde para reforçamos o treinamento antirracista com todos os nossos funcionários e terceiros. Continuaremos com nossa transparência informando os próximos passos. Nada trará a vida de João Alberto de volta, mas estamos certos de que este momento de pesar se converterá em ações concretas que impedirão que tragédias como essa se repitam."

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.