Tecnologia

Relator do 5G na Anatel prevê leilão no fim do 1º semestre de 2021

A rede 5G é uma internet móvel, de quinta geração, que trará velocidades ainda maiores e "conversa" entre equipamentos de comunicação

Wesley Oliveira
postado em 24/11/2020 17:04 / atualizado em 24/11/2020 17:12
 (crédito: Pedro França/Agência Senado)
(crédito: Pedro França/Agência Senado)

O Ministério das Comunicações confirmou, nesta terça-feira (24/11), que o conselheiro Carlos Manuel Baigorri, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), será o relator do 5G no Brasil. Baigorri confirmou que leilão da rede móvel está previsto para ocorrer até o fim do primeiro semestre do ano que vem.

“A previsão é de ter um edital aprovado, na Anatel, no começo do ano que vem, sendo que a sessão de lances deve acontecer ao final do primeiro semestre. Esse é o cronograma com que trabalhamos e vamos persegui-lo, apesar dos desafios que se colocam à nossa frente”, afirmou o relator.

Disputa 

O 5G é uma internet móvel, de quinta geração, que trará velocidades ainda maiores e “conversa” entre equipamentos de comunicação. A implementação da nova rede se tornou uma disputa entre os Estados Unidos e a China. Quando a tecnologia for implementada no Brasil, as operadoras poderão ativar o sinal a partir de um recurso que permite compartilhar frequências utilizadas pela rede 4G.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação