Ataque ao Judiciário

Invasão ao sistema do TRF1 não gerou danos, afirma tribunal

Equipes técnicas trabalham para retomar o acesso remoto, interrompido após um perfil no Twitter publicar mensagem dizendo que havia invadido o portal do órgão

Bruna Lima
postado em 28/11/2020 13:48
 (crédito: divulgação/Twitter)
(crédito: divulgação/Twitter)

Após ser alvo de ataques hackers, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) informou, neste sábado (28/11), que a equipe técnica que apura o caso não identificou danos ao sistema. Disse, ainda, trabalhar para restabelecer o acesso remoto, interrompido desde quinta-feira (26/11).

“A equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação deste Tribunal Regional Federal permanece trabalhando e espera, já neste sábado, iniciar, de forma gradativa, o restabelecimento dos serviços de TI para acesso externo, à medida que for garantida a segurança adequada”, afirmou o tribunal, por meio de nota oficial. O TRF1 ainda informou que, a partir dos elementos levantados até o momento, “não se verificou a existência de danos ao ambiente computacional”.

O tribunal chegou a retirar o site do ar como medida preventiva, depois que um perfil no Twitter publicou mensagem dizendo que havia invadido o portal. “Isso é sério? Um órgão tão importante com uma vulnerabilidade tão grave”, dizia a mensagem. O texto afirmava que a intenção era “demonstrar que o TRF1 também é vulnerável” e que o objetivo “não é causar o caos nem prejudicar”.

Em decorrência da publicação, que ainda alegava ter alcançado 47 bases de dados, o TRF1 emitiu nota informando que medidas preventivas tinha sido tomadas para “a preservação do ambiente”. “Todos os sistemas do tribunal foram colocados em modo restrito para permitir adequada investigação”, dizia o texto. A Polícia Federal está investigando o novo caso de invasão.

A PF apura, ainda, uma série de ataques contra sistemas do Judiciário, incluindo o Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo o último em pleno dia de votação das eleições municipais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação