Trânsito

Ibope: 90% dos brasileiros reconhecem importância do DPVAT

Segundo levantamento, 53% dos entrevistados responderam que o seguro é muito importante para a sociedade e 37% acreditam ser importante

Jailson R. Sena*
postado em 01/12/2020 12:49 / atualizado em 01/12/2020 12:51
 (crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press - 5/2/15)
(crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press - 5/2/15)

Pesquisa do Ibope realizada entre outubro e novembro deste ano mostra que 90% dos brasileiros apontam o Seguro DPVAT como sendo um benefício importante ou muito importante para a sociedade. Entre os entrevistados, mais de 70% pertencem às classes C, D e E.

Em resposta à pergunta “O quanto você considera importante o Seguro DPVAT para a população em geral?”, 53% dos participantes responderam ser muito importante; 37%, importante; 6%, nada ou pouco importante; 2% foram indiferentes e 2% não souberam opinar.

Além disso, entre os brasileiros que já recorreram ao Seguro DPVAT, devido a um acidente de trânsito, mais de 50% avaliaram a experiência com notas 9 ou 10.

Indenizações

Seguro obrigatório e de caráter social, o DPVAT já amparou mais de 4,5 milhões de vítimas e beneficiários de acidentes nas ruas, estradas e rodovias do país nos últimos 10 anos, além de ter destinado mais de R$ 33 bilhões ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o atendimento às vítimas do trânsito.

Entre os principais indenizados estão motoristas, passageiros e pedestres no auge da idade economicamente ativa. Somente de janeiro a outubro de 2020, por exemplo, das 259 mil indenizações pagas pelo DPVAT, mais de 180 mil foram para acidentados entre 18 e 44 anos, sendo a maior parte (70%) para apoiar as vítimas após a confirmação de invalidez permanente causada pelo acidente.

Encomendada pela Seguradora Líder ao Ibope, a pesquisa foi realizada entre os dias 27 de outubro e 3 de novembro, com 2002 entrevistados em 140 municípios brasileiros.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação