Operação Geneve

PF prende brasileiros acusados de extorquir funcionário da ONU

Investigações apontaram que o irmão da vítima chegou a sofrer uma tentativa de ataque a bomba no interior de São Paulo

Renato Souza
postado em 02/12/2020 16:08 / atualizado em 02/12/2020 16:09
 (crédito: TIMOTHY A. CLARY / AFP)
(crédito: TIMOTHY A. CLARY / AFP)

A Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira (2/12), dois brasileiros acusados de extorquir e ameaçar um funcionário da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça. Além deles, um homem com dupla nacionalidade, brasileira e suíça, foi detido pela polícia do país europeu. As investigações começaram após a vítima relatar às autoridades que era vítima de ameaças de morte.

As prisões ocorreram no âmbito da Operação Geneve. As ameaças se estendiam a familiares do funcionário da ONU que residem na Suíça e no Brasil. O irmão da vítima chegou a ser vítima de um atentado a bomba em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

De acordo com a PF, o valor extorquido da vítima chegou a 450 mil francos suíços, o que equivale a R$ 2,8 milhões. Os mandados de prisão foram expedidos pela 6ª Vara da Justiça Federal em Ribeirão Preto e pelas autoridades suíças. Os investigados poderão responder, no Brasil, pelos crimes de extorsão e associação criminosa, com penas que, somadas, ultrapassam 15 anos de reclusão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação