PANDEMIA

Covid-19: pesquisadores recorrem ao STF contra inclusão de nomes em plano vacinal

Abrasco enviou manifestação ao Supremo, alegando que as colaborações citadas foram feitas de maneira incorreta e em condição ambígua. Ainda, argumenta que o material não traz um plano de vacinação eficiente

Bruna Lima
Maria Eduarda Cardim
postado em 15/12/2020 16:27 / atualizado em 15/12/2020 16:28
 (crédito: Handout / Mount Sinai Health System / AFP)
(crédito: Handout / Mount Sinai Health System / AFP)

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) enviou, nesta terça-feira (15/12), uma carta ao Supremo Tribunal Federal (STF) em protesto contra a inclusão de nomes de professores e pesquisadores como colaboradores do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19. Segundo a associação, indicações feitas para atender a demanda do Ministério da Saúde sofreram distorções.

"O acolhimento de recomendações técnico-científicas ocorreu em graus variados e sempre ancilares. Pelo exposto, a presença de seus nomes, na condição ambígua de elaboradores ou colaboradores, pode permitir a incorreta interpretação do seu envolvimento e, portanto, responsabilidade pela autoria do trabalho apresentado", argumenta a carta, assinada pela presidente da Abrasco, Gulnar Azevedo e Silva.

A manifestação foi enviada ao STF por ter sido a Corte a demandante do plano, que passa pela análise do ministro Ricardo Lewandowski, relator de ações que questionam as ações do governo frente à pandemia. Mais recentemente, Lewandowski deu 48 horas para que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informasse a data de início e previsão de término do Plano Nacional de Imunização contra a covid-19, detalhando o período de cada fase.

Na avaliação da presidente da Abrasco, o material enviado, além da questão dos nomes, não representa "um verdadeiro e efetivo plano para contenção da pandemia mediante vacinação de abrangência nacional". "Entende que esse anúncio apenas enumera medidas parciais e em alguns casos equivocados, em resposta à crescente demanda da sociedade. Portanto o que foi apresentado é de exclusiva responsabilidade do governo federal", completa Gulnar.

Compras

A entidade ainda aproveita o espaço para fazer apoio às demandas de compras de todas e quaisquer vacinas contra a covid, e que passem pelo crivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Por fim, o documento expõe que a Abrasco "considera urgente a apresentação de um verdadeiro, completo e detalhado plano orientador para uma Campanha Nacional de Imunização contra a covid-19".

No último sábado (12), o Ministério da Saúde entregou o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 ao Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, o documento de 93 páginas não indica uma data para o início da vacinação. A pasta afirmou que o plano será apresentado e detalhado à população nesta quarta (16).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação