Lavagem de dinheiro

PF prende um dos maiores doleiros do país, em ação no Rio

Chaaya Moghrabi é acusado de movimentar recursos que ultrapassam R$ 1 bilhão por meio de empresas montadas em paraísos fiscais no exterior

Renato Souza
postado em 18/12/2020 17:40 / atualizado em 18/12/2020 17:41
 (crédito: PF/Divulgação)
(crédito: PF/Divulgação)

A Polícia Federal prendeu, nesta sexta-feira (18), o doleiro Chaaya Moghrabi, conhecido como Yasha. Ele é considerado pelas autoridades um dos cinco maiores doleiros em operação no país. Yasha é investigado nas operação Câmbio, Desligo e na Clãdestino, que tiveram origem na Lava-Jato.

De acordo com as investigações, somente entre 2011 e 2017, o doleiro teria movimentado U$ 239 milhões, o equivalente a R$ 2,1 bilhões. Os recursos seriam enviados para contas entre o Brasil e o exterior, e mantidos fora do país por meio de empresas offshores, ou seja, em paraísos fiscais.

O mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão foi expedido pela 7ª Vara Federal Criminal no Rio de Janeiro. A PF tentou cumprir as diligências em 10 de novembro. No entanto, os alvos atuaram para obstruir as investigações e prejudicaram as diligências.

"A busca e apreensão foi realizada na residência do doleiro em São Paulo, enquanto ele foi localizado e preso em Angra dos Reis (RJ). O investigado já foi denunciado na operação Câmbio, Desligo e faz parte de uma rede de doleiros que atua na lavagem internacional de ativos", informou o MPF.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação