SAÚDE

Secretário de Saúde de SP afirma que CoronaVac não atingiu 90% de eficácia

Jean Gorinchteyn, lembrou, entretanto, que o resultado já era esperado e que mesmo assim a vacina tem capacidade de reduzir os "impactos da doença na população"

Ronayre Nunes
postado em 24/12/2020 22:24 / atualizado em 24/12/2020 22:24
 (crédito: AFP / NELSON ALMEIDA)
(crédito: AFP / NELSON ALMEIDA)

Diferente do que afirmou a Turquia nesta quinta-feira (24/12), no Brasil a vacina CoronaVac não atingiu 90% de eficácia. A informação foi de Jean Gorinchtey, Secretário estadual de Saúde do Estado de São Paulo, em entrevista de rádio para a CBN.

"Não temos informação (da porcentagem) por questão de sigilo absoluto do Instituto Butantan, mas não atingiu 90%. Mas mesmo não atingindo isso, os valores menores, acima de 50%, estão em níveis que nos permitem fazer redução de impacto de doença na população", pontuou Gorinchteyn.

A eficácia de 50%, é importante lembrar, garante o mínimo exigido pela Organização Mundial de Sáude (OMS) para a produção em massa de vacinas.

Gorinchtey ainda declarou que o valor de eficácia abaixo de 90% já era esperado pelo governo: "Todas as vacinas que são formuladas por fragmentos de vírus acabam produzindo menos anticorpos com que com vírus vivos, que chamamos atenuados, como sarampo e febre amarela, produzem proteção menor. Sabíamos que a efetividade jamais atingiria 90%, mas o que nós não imaginamos é que a empresa objetivava um resultado próximo em todos os países".

“Lá embaixo”

Na noite desta quinta, durante uma live, o presidente Bolsonaro comentou a eficácia da CoronaVac afirmando “A eficácia daquela vacina de São Paulo está lá embaixo, está lá embaixo. Não vou divulgar percentual aqui porque se eu errar 0,001% vou apanhar da mídia, mas o percentual parece que está lá embaixo levando-se em conta a outra”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação