Protestos em Paris

Coalizão Solidariedade Brasil realiza protestos em favor dos direitos humanos

Grupo se reuniu na manhã desta terça-feira (19/1) em frente à Embaixada do Brasil em Paris para ato contra a violência policial, a favor dos povos indígenas e do meio ambiente no Brasil

Edis Henrique Peres*
postado em 19/01/2021 13:44 / atualizado em 19/01/2021 13:46
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

Entidades internacionais realizaram na manhã desta terça-feira (19/1) protestos em frente à Embaixada do Brasil em Paris. Militantes de diferentes organizações integrantes da Coalizão Solidariedade Brasil, como Autres Brésils, France-Amérique, Greenpeace, Attac, entre outras, protestaram contra as supostas violações dos direitos humanos cometidos pelo governo de Jair Bolsonaro.

A Coalizão entregou seu segundo barômetro de alerta sobre a situação dos direitos humanos e do meio ambiente no Brasil ao fim da primeira metade do mandato de Bolsonaro. O documento reúne 11 temas, como racismo e violência policial, violência contra à mulher, segurança alimentar e situação dos povos indígenas.

Os manifestantes lançaram uma fumaça negra e seguraram cartazes com os dizeres: “Solidariedade com o Brasil que resiste” e “Alerta às violações dos direitos humanos”. O barômetro foi entregue na embaixada aos representantes do Brasil na França. “Com este barômetro, queremos alertar a França e a comunidade internacional sobre a terrível situação no Brasil”, explica Erika Campelo, co-presidente da Associação Autres Brésils, membro da Coalizão Solidariedade Brasil.

Amazônia

Erika ressalta que a situação ambiental do país é preocupante. “O presidente Jair Bolsonaro e seu governo são uma verdadeira calamidade para o país, seus cidadãos e para o planeta. Os dados que coletamos mostram que todos os indicadores estão no vermelho. Ecologicamente, a Amazônia atingirá um ponto de não retorno em menos de 3 anos, as políticas federais, destruindo-a como nunca antes. Socialmente, a violência policial também está atingindo um nível alarmante, revelando total impunidade. Neste contexto, a gestão da pandemia é caótica, e Bolsonaro continua a negá-la”, pontua a ativista.

No documento, também são relatados os ataques à imprensa. Segundo a Coalizão, entre janeiro e outubro de 2020, foi registrado um ataque por dia feito pelo presidente Jair Bolsonaro contra a imprensa.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação