Covid-19

Município do Pará sofre com falta de oxigênio nesta terça-feira (19/1)

Seis pessoas morreram nas últimas 24 horas por asfixia na cidade paraense de Faro. Saúde do município localizado na divisa com Manaus vive colapso com falta de medicamentos, oxigênio e leitos

Edis Henrique Peres*
postado em 19/01/2021 16:07 / atualizado em 19/01/2021 16:08
 (crédito: .)
(crédito: .)

Nas últimas 24 horas, o município de Faro, no Pará, reportou seis mortes por asfixia devido à falta de oxigênio no tratamento de pacientes com covid-19. Faro, localizado na divisa com o estado do Amazonas, sofre com colapso na área da saúde, também, por falta de leitos e medicamentos para os pacientes.

O município possui cerca de 8 mil habitantes e, segundo o secretário de Governo da Prefeitura de Faro, Thiago Azevedo, a logística para atender a cidade é complexa. Segundo ele, o município é mais dependente dos serviços de Manaus (a 380 km) — local onde uma nova mutação do coronavírus circula — do que da capital do estado, Belém (a mais de 900 km).

“Nossa reserva de oxigênio está zerada. Temos 37 pacientes internados dividindo 11 balas de oxigênio para que nenhuma vida seja perdida”, afirma Thiago. O secretário também diz que o município está sem recursos: “Dependemos de doações, estamos entrando em desespero”.

A situação também é preocupante na comunidade de Nova Maracanã, que possui cerca de 1,2 mil habitantes. Segundo relatos, colchões foram colocados sobre as cadeiras e bancos de espera da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Nova Maracanã para serem usados como leitos. Para ajudar, alguns voluntários tentam arrecadar recursos para comprar medicamentos e doar alimentos para as famílias de pacientes que aguardam em frente à UBS.

Nova cepa

Na última quinta-feira (14), o governo do Pará proibiu a circulação de embarcações vindas do estado do Amazonas em território paraense. Segundo o governador Helder Barbalho, o fechamento da fronteira foi uma medida preventiva para evitar o contágio da variante do coronavírus presente em Manaus.

Nesta terça-feira, o governo paraense intensificou a fiscalização nas divisas dos municípios de Santarém, Terra Alta, Juruti, Faro, Oriximiná e Óbidos, na região Oeste, para que seja cumprido o decreto Estadual n° 1.273. O Pará registra o total de 309.816 casos de coronavírus e 7.412 óbitos causados pela doença.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

 

*Estagiário sob a supervisão de ...

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação