Vacinação

Aumentar intervalo entre doses da CoronaVac pode não proteger, diz Saúde

Ministério da Saúde reitera importância de manter o espaçamento observado em estudos, que é de 14 a 28 dias. Governo de SP pediu à pasta para ampliar o intervalo a fim de conseguir imunizar mais pessoas neste primeiro momento

Sarah Teófilo
Maria Eduarda Cardim
postado em 28/01/2021 17:10 / atualizado em 28/01/2021 17:15
 (crédito: AFP/Mauro Pimentel)
(crédito: AFP/Mauro Pimentel)

O Ministério da Saúde indicou nesta quinta-feira (28/1) que não vai alterar o tempo entre as aplicações da primeira e segunda doses da vacina CoronaVac para que os governos possam vacinar mais pessoas neste primeiro momento, sem reservar 50% das doses para a segunda aplicação. A orientação na bula da vacina, com base nos estudos realizados, é que a segunda dose seja aplicada em um intervalo de 14 a 28 dias, sendo que a melhor resposta imune é alcançada quando a dose é aplicada entre 21 e 28 dias.

Na última quarta-feira (27), o governo de São Paulo sugeriu ampliar o tempo entre a aplicação das duas doses para 43 dias. Para isso, eles precisam que o governo federal mude a orientação no Programa Nacional de Imunização (PNI). O governador João Doria (PSDB) disse que enviaria ainda na quarta um pedido para a análise do Ministério da Saúde e para o coordenador do PNI.

O Ministério da Saúde diz estar apurando o recebimento do pedido feito pelo governo de São Paulo com a área técnica responsável. No entanto, ressaltou que, até o momento, não há evidências científicas de que a ampliação desse intervalo irá oferecer a proteção necessária à população.

“É importante ressaltar que as recomendações têm como base os estudos clínicos da fase 3 do imunizante, que indicam que o intervalo entre a primeira e a segunda doses deve ser de duas a quatro semanas”, informou a pasta quando questionada pelo Correio sobre a possibilidade de uma mudança na orientação da aplicação da CoronaVac.

O Ministério da Saúde alegou que desde 19 de janeiro alertou o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) que todos os estados “devem cumprir as diretrizes para que o país tenha doses suficiente para imunizar, com as duas doses previstas, este primeiro ciclo da campanha de vacinação”.

Problema ético

Ainda na quarta-feira, contrariando orientações do próprio Butantan, o diretor Dimas Covas disse que não haveria justificativa ética para guardar 50% das doses para a segunda dose da primeira parcela da população vacinada, frente ao aumento de casos e de mortes. “Se nós temos a vacina na prateleira, temos do outro lado pessoas morrendo, então, precisamos usar essas vacinas. Não tem justificativa ética guardarmos essas vacinas. É melhor usarmos essa vacina na sua totalidade e, lá, [após] 28, 30, 32, 33, 40 dias, nós providenciarmos a segunda dose”, sugeriu.

Covas afirmou que a primeira recomendação é de um intervalo de até 28 dias, mas que existe uma segunda recomendação que prevê que o prazo pode ser estendido por até 15 dias, sem problema algum. “No estudo aconteceu alguns casos que tiveram essa vacinação e não houve nenhum problema do ponto de vista da resposta imunológica”, afirmou.

Um nota publicada no site do Butantan no último dia 22, entretanto, diz que o estudo realizado pelo Butantan para testar a eficácia da CoronaVac, produzida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, apontou que “a melhor resposta imune acontece no maior intervalo de tempo entre a aplicação das duas doses — entre 21 e 28 dias”.

Anvisa

Na sexta-feira (22), o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gustavo Mendes, ressaltou que a decisão de não seguir o que está na bula pode atrapalhar a eficiência da vacina. “O risco de não seguir o recomendado em bula pode ser tanto em relação à eficácia — ou seja, se não tiver o intervalo respeitado, se não tiver uma segunda dose tomada, não atingir, não conseguir atingir os anticorpos mínimos para fazer a neutralização —, quanto ao risco de segurança também se for, de repente, uma superexposição, ou alguma questão assim”, orientou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação