VIAGEM

Fortaleza e Porto Seguro são os destinos mais procurados para o carnaval, diz empresa

Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN) e Maceió (AL) completam o ranking dos cinco lugares preferidos dos brasileiros para aproveitar o feriado que, em 2021, será diferente por conta da pandemia

Bruna Yamaguti*
postado em 30/01/2021 07:00
 (crédito: Rede Carmel/Divulgação)
(crédito: Rede Carmel/Divulgação)

O carnaval vem aí mas, neste ano, o brasileiro terá que buscar opções menos festivas se quiser celebrar o feriado, que ocorrerá entre os dias 13 e 16 de fevereiro. Apesar da pandemia, há quem opte por viajar para fugir um pouco da rotina e relaxar após um longo período de trabalho ou estudo. Fortaleza (CE) e Porto Seguro (BA) são os destinos mais procurados para passar o carnaval em 2021, seguidos de Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN) e Maceió (AL), segundo a empresa de viagens CVC.

O ranking aponta que o Nordeste é a região preferida dos turistas, e essa inclinação pode ser observada não somente no feriado, mas ao longo de todo o verão. De acordo com a corporação, a busca por esses locais também pode estar relacionada ao desejo dos clientes em aproveitar os dias de descanso em localidades com atrativos ao ar livre, independentemente se está confirmada ou não as festas tradicionais desta época.

Entre os 10 destinos mais buscados para o primeiro feriado do ano, atrás da capital alagoana, estão Porto de Galinhas (PE), Salvador (BA), Balneário Camboriú (SC), Recife (PE) e Serra Gaúcha (RS).

“Em 2021, a previsão é que as viagens nacionais permaneçam em alta, seguindo a tendência de retomada desde julho de 2020, de forma gradativa. Nas consultas realizadas em janeiro, nas lojas franqueadas e agentes credenciados, por exemplo, 90% das cotações foram para destinos nacionais”, explica a Diretora Executiva da CVC, Daniela Bertoldo.

Outra pesquisa realizada em novembro de 2020 pelo Conselho de Turismo da Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) revela que 53% dos viajantes vão optar por destinos com políticas de segurança sanitária estabelecidas. Mais da metade (51%) dos entrevistados responderam que desejam viajar pelo Brasil, e o destino preferido é a praia.

Ponto Facultativo

Para ajudar a frear a disseminação do novo coronavírus e evitar que aconteçam aglomerações, vários estados, além de proibirem as festividades, também cancelaram o ponto facultativo do carnaval. Assim, alguns brasileiros não terão os dias de descanso previstos para a segunda semana de fevereiro.

Até agora, os locais — a nível estadual ou municipal — que já anunciaram o cancelamento foram: Bahia, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Maranhão, Florianópolis, Porto Alegre e Campo Grande, Ceará e São Paulo.

Vale lembrar que o Distrito Federal manteve o ponto facultativo para os dias 15, 16 e 17 (até às 17h) de fevereiro.

*Estagiária sob supervisão de Fernando Jordão

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação