Violência

Embaixadora das Filipinas é demitida após agredir empregada

Segundo anunciou Rodrigo Duterte, presidente do país asiático, a diplomata foi afastada permanentemente do serviço público. Segundo imagens que se tornaram públicas, Marichu Mauro agrediu funcionária na embaixada em Brasília

Fernanda Strickland
postado em 01/03/2021 20:55 / atualizado em 01/03/2021 21:06
 (crédito:  Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

Nesta segunda-feira (01/03), o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, disse que demitiu Marichu Mauro, a embaixadora das Filipinas no Brasil. A embaixadora é acusada de agredir uma empregada doméstica na representação diplomática em Brasília. O caso teria ocorrido em agosto de 2020, mas só veio a público dois meses depois. 

Em pronunciamento, o presidente afirmou ainda que a embaixadora agrediu a funcionária reiteradas vezes. A demissão de Marichu Mauro ocorreu após investigação do Department of Foreign Affairs (DFA), o Departamento de Relações Exteriores das Filipinas.

O presidente filipino disse que assinou a recomendação de demissão nos últimos dias e que o documento traz uma série de penas acessórias. Entre elas, Marichu está proibida de ocupar qualquer cargo público no país em caráter permanente.

"Eu assinei o documento afirmando a decisão. A decisão prevê a pena de demissão do serviço público, com as penas acessórias de cancelamento de elegibilidade, perda dos benefícios de aposentadoria e desqualificação perpétua de ocupação de cargo público, e proibição de aplicação do teste para serviço público", disse Rodrigo Duterte no pronunciamento (tradução livre).

 

*Estagiária sob supervisão de Carlos Alexandre de Souza 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação