PESQUISA

Maioria dos feminicídios acontece dentro de casa, aponta IBGE

Mulheres negras e pardas são as maiores vítimas. Levantamento aponta que o crime contra elas foi 34,8% se comparado ao assassinato de mulheres brancas

Natália Bosco*
Carinne Souza*
postado em 04/03/2021 16:48
 (crédito: Arquivo)
(crédito: Arquivo)

Estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgado nesta quinta-feira (4/3) mostrou que, em 2019, 30,4% dos homicídios contra mulheres ocorreram dentro de casa, a proporção para os homens foi de 11,2%. As mulheres negras e pardas foram as maiores vítimas de feminicídio. A pesquisa "Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil" mostrou que o atentado à vida dessas mulheres foi 34,8% maior que o de mulheres brancas dentro de casa; fora de casa foi 121,7% maior.

A pesquisa analisou o ano de 2019, pré-pandemia. Em 2020, o cenário foi ainda mais assustador. Com a pandemia e a imposição do lockdown para algumas regiões do Brasil, vítima e agressor passaram a conviver por um período maior. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) houve um aumento de 22% nos casos de feminicídios entre março e abril do ano passado, período da quarentena imposta no país.

Dentre as medidas para atender as mulheres vítimas da violência, a Lei Maria da Penha determinou a criação de serviços de atendimento às vítimas. Em 2019, porém, o IBGE identificou que apenas 7,5% dos municípios brasileiros possuem delegacias especializadas para mulheres, "patamar que não aumentou desde 2012", indicou o relatório do instituto.

*Estagiárias sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação