COVID-19

Nova variante do coronavírus é descoberta por cientistas no Brasil

Mais transmissível e até imune à vacina, nova cepa chamada de N9 circula por todos os estados brasileiros desde agosto, menos no Centro-Oeste

Carinne Souza*
postado em 12/03/2021 17:21 / atualizado em 12/03/2021 17:35
 (crédito: Handout/AFP - 27/11/20)
(crédito: Handout/AFP - 27/11/20)

Cientistas brasileiros descobriram mais uma variante da covid-19 no país. De acordo com pesquisadores do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), a N9, como é chamada, circula pelo país desde agosto e se espalhou por quase todos os estados do país, especialmente no Nordeste. O Centro-Oeste, porém, ainda não relatou contágios pela nova cepa. 

A N9 pode ser imune à vacina e mais difícil de diagnosticar que as variantes P.1 e P.2. Além disso, a nova mutação também mostrou maior grau de transmissão. Os responsáveis pela identificação ressaltam a urgência de vacinar a população e disseram que a descoberta não é algo surpreendente. A mutação havia aparecido em uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que estimava a aparição entre junho e setembro. 

Apesar de preocupante, a N9 foi encontrada em apenas 3% das amostras que foram analisadas. Os pesquisadores sequenciaram e analisaram, entre 1º de dezembro e 15 de fevereiro deste ano, 195 genomas, de pacientes que receberam resultado positivo para a covid-19. As amostras foram coletadas de 39 municípios do Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte. 

 

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação