Pandemia

São Paulo bate novo recorde de mortes: 1.209 nas últimas 24 horas

Em todas as vezes que o estado superou os mil óbitos, o balanço nacional da doença ultrapassou a marca de 3 mil vidas perdidas. Expectativa é de que o Brasil atinja novamente a marca nesta terça-feira (30/3)

Bruna Lima
Maria Eduarda Cardim
postado em 30/03/2021 16:40 / atualizado em 30/03/2021 16:53
 (crédito: AFP/Miguel Schincariol)
(crédito: AFP/Miguel Schincariol)

Uma semana após bater dois recordes no número de mortes pela covid-19, o estado de São Paulo voltou a superar a triste marca, que ultrapassa mil óbitos em 24 horas. É a quarta vez em que a unidade federativa registra perdas/ na casa dos milhares na notificação diária. Nesta terça-feira (30/3), mais 1.209 vidas perdidas foram acrescentadas no balanço estadual, que ao todo soma 73.492 fatalidades.

Anteriormente, o maior acumulado havia sido contabilizado na última sexta-feira (26), quando SP confirmou 1.193 óbitos. Em todos os dias que São Paulo superou as mil mortes diárias pela covid-19, o balanço nacional de óbitos pela doença ultrapassou a marca de 3 mil perdas.

Com a nova alta de mortes registrada em São Paulo, estado que puxa boa parte das atualizações brasileiras, a expectativa é de que o país atinja novamente, nesta terça-feira, a marca no balanço nacional feito pelo Ministério da Saúde.

Ainda em ritmo acelerado de novas infecções, o estado opera no limite da capacidade hospitalar, com ocupação de 92,3% das unidades de terapia intensiva (UTIs) do estado. São 12.946 pacientes em leitos de terapia intensiva e 18.095, em enfermaria.

O estado prorrogou, na última sexta (26), a fase emergencial de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus até o dia 11 de abril. A fase, que está em vigor desde 15 de março, tem medidas mais rígidas de restrição de circulação e também estabelece um toque de recolher entre 20h e 5h em todos os 645 municípios paulistas todos os dias.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação