Covid-19

Butantan entrega mais 1,5 milhão de vacinas ao Ministério da Saúde

Com a nova remessa, o instituto soma 39,7 milhões de doses da CoronaVac incorporadas ao Programa Nacional de Imunização (PNI)

Bruna Lima
postado em 12/04/2021 13:20 / atualizado em 12/04/2021 13:20
 (crédito: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação)
(crédito: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação)

O Ministério da Saúde recebeu, nesta segunda-feira (12/4), mais 1,5 milhão de doses da CoronaVac. Com a nova remessa, o Instituto Butantan já disponibilizou 39,7 milhões de vacinas ao Programa Nacional de Imunização (PNI). A promessa é de fechar abril cumprindo com o cronograma de 46 milhões de unidades entregues ao governo federal.

"Todo dia em que entregamos mais vacinas representa um dia de esperança para todos nós. Isso nos enche de alegria", declarou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), destacando que a CoronaVac é responsável por 80% da imunização dos brasileiros, no momento.

Para chegar ao total prometido para abril, no entanto, o instituto paulista depende do envio de mais ingrediente farmacêutico ativo (IFA) da China. A expectativa é que 3 mil litros da matéria-prima embarquem para o Brasil até 20 de abril. O processamento deste montante originará mais 5 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus.

Caso haja novos atrasos, o Butantan tem apenas mais 1,7 milhão de doses fabricadas com o IFA de importações anteriores. Neste caso, faltariam 4,6 milhões de unidades para completar o cronograma.

Em abril, também se espera um segundo carregamento de IFA, totalizando 10 milhões de doses no mês. "O Butantan ainda trabalha para entregar outras 54 milhões de doses para vacinação dos brasileiros até o dia 30 de agosto, totalizando 100 milhões de unidades", completa o instituto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação