Pandemia

Refrigerador é desligado e 270 doses da vacina contra a covid-19 são perdidas

Empresa responsável por higienização desligou refrigerador e ocasionou a perda de 270 doses da vacina contra a covid-19 e 1.442 de outros imunizantes, em Betim

Émile Patrício - Especial para o EM
postado em 21/06/2021 16:19
 (crédito: Google Maps/Reprodução)
(crédito: Google Maps/Reprodução)

Em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), 270 doses da vacina contra a covid-19 e 1.442 imunizantes contra outras doenças foram perdidos devido a um problema com uma câmara de refrigeração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Petrópolis.

O refrigerador foi desligado no fim de semana e só foi detectado na manhã desta segunda-feira (21/6).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no último sábado (19/6), durante uma limpeza geral da Sala de Vacina da UBS Jardim Petrópolis, realizada por uma empresa terceirizada responsável pela higienização, a câmara de vacinas foi desligada e não foi religada.

A equipe responsável pela sala de vacina identificou que a câmara estava desligada somente no início do expediente, desta segunda, e comunicou à gerencia da unidade e à Central de Vacinas do município.

De acordo com o relatório realizado pela prefeitura, foram perdidas 270 doses da vacina contra a covid-19 do fabricante AstraZeneca e 1.442 de outros imunizantes que estavam armazenados na unidade.

A prefeitura está apurando os fatos e os responsáveis para tomar as medidas cabíveis. Atualmente, a vacinação contra a covid-19 em Betim segue nas UBS´s para o público geral de 59 anos e pessoa com comorbidades de 40 a 49 anos.

Grávidas e puérperas com comorbidades também estão sendo imunizadas na cidade, porém, no Centro de Especialidades Divino Ferreira Braga.

Não é a primeira vez que um acidente com a refrigeração de vacinas ocorre em Betim. Em 6 de abril desse ano, um defeito em um refrigerador da UBS Cruzeiro do Sul acarretou a perda 120 doses da vacina contra a covid-19.

Na época, foi devido a uma falha técnica, o defeito na câmara não permitia que a temperatura correta fosse mantida. A prefeitura informou que o aparelho era novo e que a assistência técnica do fabricante seria acionada.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação