VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Queiroga se reúne com secretário da Saúde de SP para tratar de entrega reduzida de doses

Encontro foi realizado nesta sexta-feira (6/8) para resolver pendências sobre entrega reduzida de imunizantes feita pelo governo federal apontada pelo governador João Doria. Segundo o ministro da Saúde, o estado de São Paulo, na verdade, deve vacina ao Plano Nacional de Imunização (PNI)

Gabriela Chabalgoity*
postado em 06/08/2021 16:28 / atualizado em 06/08/2021 16:29
 (crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)
(crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, se reuniu com o secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, em Brasília, nesta sexta-feira (6/8), para explicar a polêmica envolvendo o envio reduzido das doses de vacina Pfizer ao estado de São Paulo no início do mês. As doses a menos foram cobradas pelo governador João Doria esta semana.

Segundo o ministro Queiroga, o estado de São Paulo, na verdade, deve vacina ao Plano Nacional de Imunização (PNI). “Não de uma maneira culposa ou qualquer outra questão, é apenas em relação à base de cálculo […]. Lá atrás, foi entendido que as vacinas produzidas no Butantan não precisavam ir para o centro de logística do Ministério da Saúde para depois serem distribuídas para o estado de São Paulo. […] Então, em função disso, aponta-se que há uma recepção maior de doses da CoronaVac no estado de São Paulo”, afirmou Queiroga em coletiva realizada após a reunião com Gorinchteyn.

“Se esses dados estiverem reais e efetivos, pedimos que possa ocorrer um desconto gradual e não abrupto para que não tenhamos nenhum prejuízo, principalmente em grupos etários importantes como o de adolescentes portadores de comorbidade e o de gestantes”, rebateu Gorinchteyn.

Queiroga afirmou ainda que caso a informação de repasse reduzido de doses ao estado de São Paulo for confirmada, como acusou Doria, a compensação ocorrerá, mas de forma gradual.

Após o encontro, o secretário e o ministro afirmaram que a divergência entre as doses será resolvida no diálogo.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação