Inclusivismo na educação

Jovem com síndrome de Down rebate ministro: 'O senhor atrapalha o Brasil'

Influenciadora Tathi Piancastelli criticou o ministro da Educação Milton Ribeiro após ele dizer que alunos com deficiência 'atrapalhavam' aprendizado dos demais

Nathalia Galvani*/Estado de Minas
postado em 19/08/2021 15:51 / atualizado em 19/08/2021 15:52
 (crédito: redes sociais/reprodução)
(crédito: redes sociais/reprodução)

A influenciadora digital e ativista dos direitos das pessoas com deficiência, Tathi Piancastelli, usou as redes sociais para rebater as declarações do ministro da Educação, Milton Ribeiro, sobre o inclusivismo nas escolas brasileiras. Em entrevista ao programa 'Sem Censura', da TV Brasil, na última segunda-feira (9/8), o político disse que crianças com deficiências "atrapalhavam" o aprendizado dos demais alunos sem a mesma condição quando colocadas na mesma sala de aula.

“Ministro, eu não atrapalho ninguém. O senhor atrapalha o Brasil”, disse Tathi, que tem síndrome de Down.

Assim como a influenciadora, a fala de Milton gerou indignação em outras figuras públicas. Entre eles, o senador Romário (PL-RJ), que tem uma filha com síndrome de Down. Ele afirmou que "somente uma pessoa privada de inteligência afirma que deficiêntes atrapalham no desenvolvimento de alunos regulares nas escolas"

Ainda de acordo com o ex-jogador de futebol, a atividade de educar salva vidas, transforma pessoas e nações, impulsiona a economia, elimina barreiras e transforma o mundo em um lugar melhor. “Pessoas que ocupam posições de gestão pública devem trabalhar incansavelmente para que essa magia que a educação gera possa acontecer”, afirmou.

Em resposta, Milton Ribeiro se defendeu e chamou Romário de deselegante. "Quando um representante do parlamento se dirige desta maneira a um ministro de estado, ainda mais com base em uma frase tirada do contexto?”, perguntou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação