Manifestação

Indígenas de todo o país se reúnem em Brasília para reivindicar direitos

Organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o movimento promoverá atos contra chamada "agenda anti-indígena que está em curso no no Congresso Nacional e no Governo Federal"

Thays Martins
postado em 22/08/2021 19:16
 (crédito: Ed Alves/ CB )
(crédito: Ed Alves/ CB )

Indígenas de todo o país começaram a chegar em Brasília neste domingo (22/8) e se reunir na Praça da Cidadania, na Esplanada dos Ministérios. O movimento chamado ‘Luta pela Vida’ terá atividades até o próximo sábado (28/8).

Organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o movimento promoverá atos contra chamada "agenda anti-indígena que está em curso no no Congresso Nacional e no Governo Federal".

Em nota, a Apib explica que os indígenas têm denunciado de forma constante "o agravamento das violências contra os povos originários dentro e fora dos territórios tradicionais."

Na programação do movimento, estão previstas plenárias, agendas políticas em órgãos do Governo Federal, e embaixadas, marchas e manifestações públicas.

No início deste mês, a Apib denunciou o presidente Jair Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional por genocídio contra os povos indígenas.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação