REDES SOCIAIS

MP da internet de Bolsonaro sofre dificuldades no Congresso e pode ser derrubada

Medida Provisória de Bolsonaro que dificulta a remoção de perfis digitais por ataques à democracia sofre críticas no Congresso. Parlamentares pedem ao presidente do Senado que devolva texto ao Palácio do Planalto e partidos recorrem ao STF

Maria Eduarda Cardim
postado em 08/09/2021 06:00 / atualizado em 08/09/2021 06:09
Para Molon,
Para Molon, "enquanto a MP estiver em vigor, a internet será um campo fértil para campanhas de desinformação" - (crédito: Vinicius Cardoso/Esp. CB/D.A Press - 26/6/19)

Após o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), assinar uma medida provisória (MP) que altera dispositivos do Marco Civil da Internet e dificulta a remoção de conteúdos e a exclusão de perfis nas redes sociais, partidos políticos e parlamentares começaram a tomar medidas para derrubar o texto, que consideram institucional e desrespeitoso com o Congresso. A MP produz efeitos imediatos, e por isso já passou a valer, mas precisa ser aprovada no Legislativo para virar lei.

O PSDB protocolou ontem no Supremo Tribunal Federal (STF) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a MP editada por Bolsonaro. Assinada pelo presidente nacional do partido, Bruno Araújo, a ação diz que o texto da medida afronta o Marco Civil da Internet e “inviabiliza o combate à disseminação de notícias falsas nas redes sociais e deixa caminho aberto para ataques à democracia”. “Por último, a MP também traz matérias impróprias para serem tratadas por meio desse instrumento legal”, completou a conta oficial do PSDB no Twitter.

Assim como o PSDB, o Solidariedade protocolou, na manhã de ontem, uma Adin contra a MP. O presidente nacional do partido e deputado federal Paulo Pereira da Silva (SP), criticou a atitude de Bolsonaro e lembrou que o Marco Civil foi discutido durante anos no Poder Legislativo. “Essa MP é inconstitucional e bastante inconveniente. Não tem urgência nem relevância que a justifique. É um desrespeito com o Congresso Nacional, com o STF e com a população brasileira”, disse. O partido defendeu, por meio de nota, o Marco Civil da Internet e disse que Bolsonaro se utilizou da edição do texto para “inflar os movimentos deste 7 de Setembro”. O PSB também quer que o STF suspenda os efeitos da MP.

Outros parlamentares afirmaram que vão pedir ao presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que devolva a MP ao Palácio do Planalto. O senador Angelo Coronel (PSD-BA) e o líder da oposição na Câmara, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), se manifestaram nesse sentido. Molon, que foi relator do projeto que instituiu o Marco Civil, já enviou um ofício a Pacheco, assinado por ele e demais líderes de partidos da oposição, pedindo que a MP não seja aceita.

“Quero crer que o Presidente Pacheco vai devolver a MP. Enquanto a MP estiver em vigor, a internet será um campo ainda mais fértil para campanhas de ódio e desinformação, seja sobre covid, vacinas e remédios, seja sobre as eleições ou ataques à democracia. Bolsonaro editou essa MP às vésperas do 7 de Setembro para poder continuar espalhando mentiras na internet e tentando manipular seus seguidores sem nenhum impedimento. Não pode prosperar uma iniciativa como essa”, ressaltou Molon ao Correio.

A MP passa a valer a partir de sua publicação, mas, para se tornar lei, depende da aprovação da Câmara e do Senado, que podem rejeitá-la. O prazo de vigência da medida provisória é de 60 dias, prorrogável uma vez por um período de mais 60 dias. Caso não seja aprovada em 45 dias, contados da sua publicação, a pauta de Casa Legislativa em que ela estiver tramitando é trancada, até que seja votada ou perca a validade.

Críticas ao Supremo

Ao apresentar a MP, a Secretaria-Geral da Presidência da República defendeu a edição do Marco Civil da Internet e destacou que serão acrescentados à lei “dispositivos para tratar de maneira específica, por exemplo, do direito a informações claras, públicas e objetivas sobre as políticas, procedimentos, medidas e instrumentos utilizados para efeitos de eventual moderação de conteúdo, bem como do direito ao exercício do contraditório, ampla defesa e recurso nas hipóteses de moderação de conteúdo pelo provedor de rede social”.

Nas últimas semanas, diante do bloqueio de perfis e contas nas redes sociais que disseminam mentiras e atacam a democracia, Bolsonaro criticou o Supremo por ordenar a exclusão de páginas que pertenciam a seus apoiadores e incentivaram atos violentos contra ministros da Corte. As redes sociais mostram preocupação com os limites impostos pela MP.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação