INCÊNDIOS FLORESTAIS

Painel do Fogo visa maior agilidade no combate a incêndios florestais

Ferramenta de monitoramento desenvolvida pelo Ministério da Defesa consiste em acelerar a detecção de incêndios ambientais por meio de imagens de satélites

Cristiane Noberto
postado em 28/09/2021 06:35 / atualizado em 28/09/2021 09:42
 (crédito: Cristiane Noberto - CB/DAPRESS)
(crédito: Cristiane Noberto - CB/DAPRESS)

Porto Velho (RO) - O Painel do Fogo é uma plataforma de monitoramento de incêndios na Amazônia e no Pantanal. A iniciativa do governo federal e desenvolvida pelo Ministério da Defesa consiste em detectar os focos de calor por meio de satélites e separar o grau de prioridade para combater os incêndios com maior agilidade. O lançamento será em 29 de setembro, em Porto Velho (RO).

"Em 2019, identificamos que era preciso ter uma análise mais detalhada, mais assertiva para as equipes de campo. Nas questões amazônicas, quanto mais rápido agir, melhor. O monitoramento é a ciência aplicada na ponta da linha", afirmou o diretor do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Rafael Costa. O órgão do Ministério da Defesa é o responsável pela gestão dos dados da plataforma.

O Painel do Fogo tem o objetivo de agrupar e classificar automaticamente, no menor espaço de tempo, os focos de calor na Amazônia e no Pantanal. Assim, os agentes recebem os avisos de prioridade em tempo real e conseguem fazer o combate aos incêndios mais urgentes nos biomas citados. Assim, a atuação das equipes é otimizada e os recursos melhores aplicados.

“Na análise das imagens, a nova plataforma de monitoramento considera a combinação dos produtos de risco (suscetibilidade), rastreio (propagação) e danos (área queimada), com uma abordagem inovadora para as ações de comando e controle das agências durante as operações de combate às queimadas", dizia o comunicado enviado à imprensa pelo Ministério da Defesa.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação