PANDEMIA

Covid-19: Vacina Clover apresenta 100% de eficácia em casos graves, diz fabricante

O novo imunizante é fabricado pela empresa chinesa Sichuan Clover Biopharmaceutical. Ensaio clínico mostrou proteção contra as variantes Delta e Gama

Talita de Souza
postado em 29/09/2021 16:58 / atualizado em 29/09/2021 16:58
 (crédito: Siraj Ahmad/Shutterstock)
(crédito: Siraj Ahmad/Shutterstock)

O mundo poderá contar, em breve, com um novo imunizante com 100% de eficácia contra casos graves de covid-19: a vacina Clover, fabricada pela empresa chinesa Sichuan Clover Biopharmaceutical. Os resultados da fase 3 de testes da vacina foram extraídos de ensaio clínico feito com 30 mil voluntários em cinco países, inclusive o Brasil, e foram enviados para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A fabricante deve se reunir com a agência reguladora nos próximos dias. De acordo com os cientistas envolvidos no estudo, a eficácia do imunizante também é alta em casos leves e moderados, com 84% de proteção no geral. Contra a variante Delta a proteção é de 79% e para aqueles contagiados com a Gama é de 92%

Para a coordenadora dos testes no Brasil, Sue Ann Costa, a vacina sai na frente por fazer testes já em outras cepas, o que garantirá uma proteção adicional além da formação original do vírus.

“Isso é importante porque, no geral, as vacinas foram desenvolvidas para mostrar eficácia contra a cepa original. Todos os casos positivos que surgiram ao longo do estudo foram sequenciados e não foi detectado nenhum da cepa original, em nenhum país. Isso mostra que ela foi substituída a nível mundial em apenas um ano”, disse Sue Ann em entrevista ao jornal O Globo.

O ensaio clínico foi autorizado a ser feito no Brasil em 19 de abril deste ano, pela Anvisa, e reuniu 12,1 mil voluntários. Assim como a maioria dos imunizantes, a Clover também é administrada em duas doses e o intervalo entre as aplicações é de 22 dias.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação