Aéreas

Tripulação de voo começa a utilizar identificação digital em aeroportos

Novidade começou nesta quarta-feira (29/9) e vale para profissionais com Certificado de Habilitação Técnica da Anac, serviço já inserido na plataforma gov.br

Fernanda Strickland
postado em 29/09/2021 18:45 / atualizado em 29/09/2021 18:49
 (crédito: Alana Rizzo/CB/D.A Press)
(crédito: Alana Rizzo/CB/D.A Press)

O Ministério da Economia divulgou que, a partir desta quarta-feira (29/9), pilotos, mecânicos, comissários e despachantes de voo já podem utilizar o aplicativo gov.br para apresentar o Certificado de Habilitação Técnica (CHT) Digital, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), nos aeroportos de todo o país.

Segundo nota divulgada pela pasta de Economia, a iniciativa faz parte do programa Voo Simples. O aplicativo está disponível para todos os cidadãos. O CHT fica disponível no aplicativo com a foto do profissional para identificação na hora da apresentação, após realização de procedimento de avaliação biométrica (facial), que atesta os requisitos de segurança do gov.br e do setor aéreo.

O exemplar passou a contar com o CHT e outros cinco documentos emitidos pelo Exército Brasileiro: Certificado de Alistamento Militar (CAM), Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificado de Dispensa do Serviço Alternativo (CDSA), Certificado de Reservista e Certidão de Situação Militar.

Na atualização, a plataforma começou a oferecer mais serviços e funcionalidades para facilitar na apresentação de documentos do governo já disponíveis na versão digital — não só o CHT, mas a Carteira Digital de Trânsito e o CPF Digital, por exemplo. 

O CHT Digital está disponível no aplicativo gov.br só para aqueles profissionais que já tenham cadastro biométrico no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou possuam Carteira Nacional de Habilitação com QR Code. Essa exigência garante a validação biométrica da foto do profissional antes de liberar seu CHT Digital no aplicativo. Sua utilização via aplicativo é mais uma opção para apresentação do documento por parte dos profissionais. Fica mantida, também, a opção do CHT Digital pela plataforma da Anac ou na versão impressa.

https://www.gov.br/governodigital/pt-br/teste-css/identidade-digital

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação