Crime

Casa de acolhimento de idosos é flagrada por maus-tratos e golpe financeiro

Denúncia chegou à polícia por uma vizinha da instituição, que filmou idoso com pés e mãos amarradasq

Ivan Drummond - Estado de Minas
postado em 01/10/2021 20:10 / atualizado em 01/10/2021 20:10
Cartões bancários dos internos eram recolhidos pela proprietária da instituição assim que eram internados -  (crédito:  PCMG)
Cartões bancários dos internos eram recolhidos pela proprietária da instituição assim que eram internados - (crédito: PCMG)

Justamente hoje em que é comemorado o Dia do Idoso (1º/10), a Polícia Civil flagrou em Taiobeiras, no Norte de Minas, crimes cometidos por uma casa de acolhimento de idosos, o Lar Temporário. São dois crimes, os maus-tratos, e usar os nomes de internos para conseguir empréstimos junto a bancos, usando consignados de aposentadorias.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão. A investigação inicial era de maus-tratos, a partir da denúncia recebida. No entanto, ao vistoriarem documentos, foram encontrados indícios de que a proprietária da instituição teria tomado cartões de benefícios de idosos, assim que eles assinavam contrato e davam entrada na casa.

Os policiais civis encontraram diversos cartões bancários e anotações de senhas, bem como foram apreendidos documentos, que serão devidamente periciados e analisados, cujas conclusões serão anexadas no inquérito policial.

Segundo o delegado Bruno Marocco, as condutas investigadas são vedadas pelo Estatuto do Idoso. “Ainda obtivemos informações que, com o empréstimo em nome dos idosos, a proprietária comprava roupas, eletrodomésticos e acessórios para uso pessoal.”

Sobre os maus-tratos, a denúncia chegou à polícia por meio de um vídeo. Uma vizinha filmou, por meio de um buraco no muro do imóvel, onde aparece um idoso de 66 anos com os pés e mãos amarrados, sendo arrastado pelas costas por funcionários do local.

As investigações terão continuidade, com todos os internos sendo ouvidos e também serão checados os supostos empréstimos feitos pela proprietária da instituição.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação