Visto humanitário

Juízas afegãs acolhidas no Brasil estão hospedadas em Brasília

Grupo de 26 pessoas, incluindo as magistradas e seus familiares, receberão aulas de português e atendimento psicológico em órgão subordinado ao Ministério da Defesa

Gabriela Bernardes*
postado em 20/10/2021 15:42 / atualizado em 20/10/2021 21:26
 (crédito: Wakil KOHSAR / AFP)
(crédito: Wakil KOHSAR / AFP)

 As sete juízas afegãs que pediram acolhimento no Brasil chegaram nesta quarta-feira (20/10) a Brasília. Elas estão hospedadas na Escola Superior de Defesa, órgão subordinado ao Ministério da Defesa. O grupo é composto por 26 afegãos, entre adultos e crianças, de sete famílias.

A ação humanitária está sendo coordenada pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Itamaraty e a Associação dos Magistrados Brasileiros. Os afegãos obtiveram o visto humanitário e foram resgatados por uma operação conjunta entre associações de classe nacionais e internacionais.

Entre os familiares das juízas há dois maridos que também trabalham como magistrados no Afeganistão. A primeira família chegou ao Brasil na segunda-feira (18), outra veio na terça (19) e as cinco restantes desembarcam hoje no país. Os voos que os trouxeram para o Brasil vieram da Turquia, da Macedônia do Norte e da Grécia.

O resgate faz parte de um pedido da Associação Internacional de Mulheres Juízas que buscava ajudar 270 mulheres que atuavam como magistradas no Afeganistão e buscavam países dispostos a acolhê-las.

O grupo receberá aulas de português, com professores da Universidade de Brasília (UnB), três vezes por semana, na ESD. Além disso, a AMB preparou um plano de atendimento aos recém-chegados, que inclui parcerias com planos de saúde, escolas, atendimento psicológico, entre outros serviços de assistência.

O Comandante da Escola Superior de Defesa, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, contou que o AMB informou sobre a possível chegada do grupo há um mês. Desde então, eles prepararam instalações para receber os estrangeiros. São dez quartos mobiliados, com televisão e acesso à internet. “É um apoio humanitário que faremos da melhor maneira possível. Essas famílias, sem dúvida, precisam desse conforto, em todos os aspectos. Tenho certeza de que vão se sentir muito amparados", afirmou o Vice-Almirante. Os acolhidos poderão utilizar as instalações esportivas da ESD, que dispõe de quadras de esporte e piscina.

*Estagiária sob supervisão de Andreia Castro


 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação