INUSITADO

"Submissa, não!": noiva viraliza ao se recusar a repetir voto de casamento

Caso ocorreu em São Paulo e ganhou a internet, quando Inaiã Dias preferiu a igualdade no lugar da submissão

Ronayre Nunes
postado em 26/10/2021 08:07
Arrancando risos e aplausos dos convidados, os próprios noivos também se entregam à gargalhada da posição bem sincera de Inaiã -  (crédito: Reprodução/Twitter)
Arrancando risos e aplausos dos convidados, os próprios noivos também se entregam à gargalhada da posição bem sincera de Inaiã - (crédito: Reprodução/Twitter)

Os votos do casamento de  Inaiã Dias, em São Paulo, bombaram na internet porque a noiva se recusou a prosseguir com a leitura. A mulher viralizou por não prometer ser “submissa” ao marido.

A analista de recursos humanos de 31 anos, celebrou o casamento com o noivo no último dia 16 de outubro. Em um vídeo gravado pelos irmãos de Inaiã, é possível ver que o cerimonialista pede para que a mulher repita o tradicional "prometo te amar, cuidar de você, te respeitar e ser submissa". A última parte, contudo, foi rejeitada pela mulher: "Ser submissa, não!".

Arrancando risos e aplausos dos convidados, os próprios noivos também se entregam à gargalhada da posição bem sincera de Inaiã.

Vale lembrar que a Princesa Diana, em 1981, também tirou uma expressão parecida durante o casamento com o Príncipe Charles — em inglês, os votos prometem "love, cherish and obey" (com tradução como “amar, cuidar e obedecer”), a princesa não repetiu o "obey". Nos próximos casamentos reais, Kate Middleton e Meghan Markle também ignoraram o termo.

Explicação

Em entrevista ao portal g1, Inaiã explicou a razão da negativa: "Acho que a palavra submissa, do jeito que eu conheço e está no dicionário, não deveria mais ser usada nos dias de hoje, quando a mulher trabalha, é independente e busca no casamento uma parceria. Eu tinha visto várias cerimônias de casamento, mas nunca tinha ouvido nada semelhante. Então, quando eu ouvi no meu casamento, tomei um choque e não segurei a espontaneidade e falei."

A mulher ainda explicou que se surpreendeu com a repercussão do vídeo, mas que no dia da festa, não foi algo que atrapalhou a celebração.

“Depois da celebração, o cerimonialista explicou que ele quis dizer que a submissão era uma caminhada junto um com o outro. Eu entendi o ponto de vista dele, mas não concordei inteiramente. Acho que de fato precisa ter respeito, amor e parceria, mas os tempos são outros e certas palavras estão fora do tempo", concluiu Inaiã.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação